Fernando de Noronha promove diversas atividades em alusão ao Maio Laranja
Programação, que segue até 22 de maio, conta com panfletagem, roda de diálogo e muito mais
A Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Fernando de Noronha, em alusão ao Maio Laranja, celebrado este mês, e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18), planejou uma programação especial de conscientização, que foi iniciada nesta sexta-feira (16).
Em Noronha, a campanha tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar moradores, turistas e a sociedade em geral sobre a importância do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, dando reforço a responsabilidade coletiva na proteção, especialmente em um território turístico como a ilha. Por isso, foram pensadas diversas atividades com a finalidade de informar e alertar sobre o assunto.
A agenda inclui apresentações do “Semáforo do Toque”, que aconteceu nesta sexta-feira (16). Na ocasião, as crianças, de forma lúdica, aprenderam a identificar toques seguros e inseguros, promovendo o respeito e proteção ao próprio corpo.
Dentro das ações, acontecem também panfletagem, roda de diálogo, oficina – que conta com a confecção de flores na cor laranja e amarelo, referenciando o símbolo nacional do enfrentamento ao abuso e exploração sexual – e o plantio simbólico das flores produzidas, marcando o fim das atividades.
A gerente de Proteção Social de Fernando de Noronha, Francinny Soares, ressaltou o ponto central da iniciativa no arquipélago através das atividades. “A panfletagem tem como foco a prevenção, o enfrentamento qualificado dessas violações e o fortalecimento da rede de proteção social local. É fundamental compreender que a proteção de crianças e adolescentes não é apenas um dever das instituições, mas um compromisso coletivo.”
Francinny ainda salienta a continuidade do trabalho, mesmo após o mês de maio, fomentando a importância de proteger crianças e adolescentes da exploração sexual independente da época.
“Esse trabalho continua no dia a dia por meio da atuação integrada da rede local e todo o sistema de garantia de direitos”, completa.
A psicóloga do Cras, Hislla Andrade, ainda ressalta a relevância e os benefícios que repassar as instruções sobre o tema para crianças e adolescentes traz. “É muito importante, pois as crianças, tendo todo esse conhecimento mais lúdico, mostrando os sinais e vídeos, já é uma forma de absorver melhor e até repassar para os pais”, explica.
A programação do Maio Laranja em Noronha continua e vai até a próxima quinta-feira (22).
Texto: Lucas Pinto/Comunicação Noronha