Superintendência de Saúde realiza ação com foco específico na saúde do trabalhador noronhense
As empresas estão sendo visitadas e no local estão sendo oferecidos serviços como avaliação bucal, vacinas e exames
Em Fernando de Noronha, a Superintendência de Saúde, através da equipe da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, iniciou, na terça-feira (9), uma ação direcionada à saúde do trabalhador na ilha. A empresa Universo, com cerca de 200 funcionários, foi a primeira a ser visitada e recebeu uma equipe multidisciplinar formada por dentista, enfermeira, nutricionista, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde.
O objetivo dessa ação é traçar um diagnóstico de como está a saúde dos trabalhadores em Fernando de Noronha, visitando os locais onde eles atuam, atualizando os cadastros e oferecendo serviços de saúde da Unidade. Outras empresas vão receber a visita nos próximos meses, seguindo um fluxo de acordo com o número de funcionários.
Durante a visita, além do cadastramento na USF, foi realizada a vacinação contra a Influenza, Covid-19, febre amarela, hepatite B e tétano e, ainda, testagem rápida de sífilis e HIV. Os trabalhadores também receberam avaliação nutricional e de saúde bucal. Foram realizadas 34 testagens de IST, 44 avaliações nutricionais, 34 avaliações e orientações odontológicas, além de 44 trabalhadores vacinados.
De acordo com a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF), Janaina Rocha, esse trabalho é importante por uma série de motivos. “O intuito nosso de trabalhar esse tema, envolvendo a saúde do trabalhador aqui na ilha, é para que os funcionários tenham mais qualidade de vida, que tenham um engajamento maior e que sejam mais proativos no trabalho deles. De modo geral, a ação serve também para que eles saibam que estão em uma ilha que tem um sistema de serviço de saúde de qualidade e, se precisarem, podem contar com toda a equipe de Saúde da Família”, destacou.
O operador de máquina, Edielson Nunes, ficou muito satisfeito com os serviços, “Eu achei muito bom, porque a vacina é importante para a gente, principalmente para a família, além de proteger a nossa saúde. Eu já tinha tomado as outras vacinas e agora podendo tomar aqui, pois ficou melhor ainda”, afirmou o trabalhador.
Para o auxiliar de cozinha, Jailton José da Silva, a oferta do serviço na empresa foi excelente, já que a maioria dos trabalhadores tem pouco tempo para ir ao posto de saúde. “Eu já estava fazendo planos de tomar a vacina, mas estava sem tempo, e o serviço vindo para cá ficou bem melhor”, destacou Jailton.
Texto: Patrícia Lyra