Programa de agricultura familiar distribui sementes em Noronha

Programa de agricultura familiar distribui sementes em Noronha

A Administração de Fernando de Noronha, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), iniciou a distribuição de sementes de hortaliças para moradores, produtores rurais da Ilha e donos de pousadas. A ação, chamada Quintais Produtivos, beneficia pessoas já cadastradas no programa de incentivo à agricultura familiar.

“Esse projeto teve muita importância na época do lockdown, momento em que faltou hortaliças na ilha. Com essa ação, os moradores puderam cultivar seus próprios legumes, diminuindo custos e aumentando a qualidade dos produtos. Agora, estamos dando continuidade a essa ação, estimulando a produção dos alimentos por uma questão de qualidade e segurança alimentar, uma vez que o produto é orgânico. Os benefícios ainda refletem nos custos para a comunidade, já que o transporte desses alimentos interfere em sua qualidade e gera um custo alto”, afirma o Assistente Técnico do IPA, Guilherme Almeida.

No primeiro momento, no ano de 2020, os técnicos mapearam a ilha, fazendo uma análise do que seria possível plantar e o que era necessário para o cultivo no solo, através do diagnóstico das áreas (coletivas e particulares). Também aconteceu uma pesquisa para saber se os produtores e agricultores locais tinham interesse em cultivar, através de um cadastramento de moradores interessados em aderir à ação de produção.

Ao todo, são mais de 30 agricultores interessados em produzir as hortaliças em 25 variedades: abóbora, abobrinha, acelga, alface americana, alface crespa, alface lisa, alface roxa, berinjela, cebola, coentro, couve, couve flor, espinafre, melancia, melão, orégano, pimentão, pimentão amarelo, pimentão vermelho, quiabo, rúcula, salsa, tomate cereja, tomate de mesa e tomilho.

Para ingressar no programa e receber as sementes, os moradores só precisam se cadastrar no projeto, pelo Whatsapp: (81) 99357-4018. Os produtores cadastrados no programa recebem instruções e informações técnicas sobre o preparo de canteiros, como utilizar vasos e recipientes não convencionais para plantar hortaliças, como semear e transplantar mudas para canteiros ou vasos.

“Além das técnicas, o IPA nos ajuda também com a doação das sementes, incentivando e apoiando a agricultura familiar e a comunidade só tem a ganhar com isso. Com toda dificuldade financeira que o país enfrenta, o Instituto ainda nos dá o poder de escolher o que queremos plantar. Isso é uma bênção”, disse a Presidente do Noronha Terra, Lurdes Alves.

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem