Noronha realiza 1° Fórum de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, vai realizar, na próxima quinta-feira (18), o 1º Fórum de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é destinado ao Sistema de Garantia de Direitos, comunidade e alunos do ensino médio. O encontro vai acontecer no auditório da Escola Arquipélago, das 8h às 12h30. Para se inscrever, basta acessar o link https://forms.gle/BbSYEND1mqFQt4cT7.
A data do Fórum foi escolhida em alusão ao Maio Laranja, mês considerado referência em combate ao assunto. Tendo em vista a importância da causa, a equipe da Superintendência preparou uma programação que inclui diálogo sobre o tema e a importância do trabalho preventivo, além da grande relevância da educação familiar na proteção das crianças e adolescentes.
O evento vai debater temas como “Atuação da assistência social no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”; “A rede de garantia de direitos no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”; “Propondo atuações e tecendo redes: o abuso à exploração sexual infantil e as estratégias de prevenção e enfrentamento.
“Esperamos que, com esse Fórum, possamos trazer informações à sociedade e profissionais das diversas áreas de atuação, fortalecer as políticas públicas e colocar esse assunto tão delicado nas rodas de diálogo, para que, assim, possamos proteger ainda mais as nossas crianças e adolescentes”, destacou a superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Fernando de Noronha, Nayara Leite.
A data – 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em referência ao “Caso Araceli” – menina de 8 anos que foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo.
Texto: Bruna Woolley