No Recife, estudantes de Fernando de Noronha participam do Projeto Semear
Com o tema “Identidade: tomando as rédeas da minha vida”, a Gerência Regional de Educação – GRE Recife Norte realizou, na terça-feira, (9), na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, no Recife, a primeira edição do Projeto Semear, no semestre letivo. O evento, que tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e revisitar a filosofia da educação interdimensional, reuniu cerca de 300 estudantes do Ensino Médio de 51 escolas da gerência.
Com a proposta de promover a formação continuada de estudantes para estudantes, dando a eles autonomia para definir as vivências do dia, a partir de práticas de atividades norteadoras, os jovens participaram de diversas atividades e momentos culturais, entre elas, oficinas que estimulam a prática do protagonismo na sociedade e rodas de conversas com egressos da educação integral.
A Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago, localizada em Fernando de Noronha, foi representada pelos alunos do 2º ano, Lua Morena, Melanie Victória e João Alison.
O estudante João avaliou a oportunidade de ser agente multiplicador como uma atividade importante e que requer responsabilidade. “Os agentes multiplicadores têm que replicar na escola tudo o que foi vivenciado, e o encontro tem como objetivo dar autonomia e mais visibilidade, além de fazer com que os jovens assumam os seus papéis, desenvolvendo o senso crítico e de pertencimento, não só dentro da escola, mas dentro da ilha”, enfatizou.
O superintendente de Educação de Noronha, Amaro Miguel, reforçou a importância do projeto e da participação dos estudantes da ilha. “Promover a autonomia dos jovens é fundamental para o amadurecimento, como também para incentivar ações que promovam a interação junto à sociedade, valorizando os projetos e ações por eles realizados”, disse.
As vivências do Semear foram baseadas em sete eixos norteadores: Identidade, Integração, Comunicação, Cidadania, Liderança, Projeto de Vida e Cultura de Paz. O projeto é promovido pela Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (Seip), da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, em parceria com as 16 Gerências Regionais de Educação.
Texto: Eloíde Araújo