Fernando de Noronha recebe mais uma edição do Projeto Viva Coração​

Fernando de Noronha recebe mais uma edição do Projeto Viva Coração​

Profissionais do Hospital São Lucas, Samu e Atenção Básica de Saúde de Fernando de Noronha passaram por treinamento intensivo de emergência cardiovascular, promovido pelo Projeto Viva Coração. A capacitação incluiu cursos em Suporte Básico de Vida (BLS) e Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), com certificação da American Heart Association. O projeto é realizado pela equipe do Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães, do Recife.

Foram quatro dias de treinamento, no auditório da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, com os equipamentos necessários utilizados em emergências cardiovasculares com o intuito de simular um atendimento real. O treinamento é de protocolo internacional da American Heart, protocolo de emergência cardíaca que é preconizado no mundo inteiro, atualizado a cada dois anos.

“É um projeto que acontece há alguns anos na ilha, após a implantação de desfibriladores externos automáticos (DEAs), com 12 pontos espalhados pela ilha. E para o uso desses desfibriladores, a gente faz treinamento com a equipe de saúde e população. Todos ficam treinados para qualquer tipo de emergência, seja hospitalar ou pré-hospitalar, na área de emergência cardiológica. Atualmente no mundo, uma das causas de mais mortalidade são doenças cardiovasculares. É importante toda a nossa equipe de saúde da ilha ser capacitada e treinada, explica Danielle Gomes, gestora de urgência e emergência de Fernando de Noronha.

O curso foi ministrado pelo médico cardiologista João Moraes, coordenador do Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães e idealizador do projeto em Noronha. “Noronha, hoje, em relação ao acesso público à desfibrilação, é um modelo para o Brasil”, destaca o cardiologista.

A técnica de enfermagem, Eliane Barbosa, foi uma das profissionais capacitadas. “É muito importante pra gente, porque primeiro nós estamos fazendo atualização tanto para o nosso conhecimento quanto para poder salvar a vida dos pacientes que chegam e aí a gente vai ter uma capacitação maior para saber lidar com a situação e poder salvar vidas, que é o intuito do curso”, conta Eliane.

A capacitação também envolveu profissionais de outras áreas, como os bombeiros que atuam com salvamento na ilha. O sargento do Corpo de Bombeiros, Átila Magalhães, também participou do treinamento. “Aqui a gente tem público de todo mundo e é importante a gente estar sempre adepto aos protocolos novos, que vi que é o interesse da equipe que está ministrando este curso: passar as técnicas e protocolos novos da American Heart Association”, ressalta o sargento Átila.

Onde encontrar os desfibriladores em Noronha

Os 12 pontos da ilha que possuem Desfibriladores Externos Automáticos (DEA’s) e kits de controle de hemorragia estão localizados no Porto Santo Antonio, Nortax, Praia da Conceição, Posto Policial, Escola Arquipélago, Bombeiro (Ambulância), Centro de Visitante do ICMBio, Aeroporto, Praia da Cacimba do Padre, Praia do Sancho, Praia do Leão e Praia do Sueste.

Compartilhe esta postagem