Fernando de Noronha assina Protocolo de Intenções com a UFRPE para cursos de graduação a distância
Um Protocolo de Intenções foi assinado nesta segunda-feira (5) entre a Administração de Fernando de Noronha e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para a oferta de cursos superiores no modelo EAD (ensino a distância) aos estudantes noronhenses. A expectativa é de que os cursos sejam iniciados no primeiro semestre de 2022. Dessa forma, os estudantes vão poder assistir aulas online, de forma totalmente gratuita. Dois cursos estão programados: o de Tecnólogo em Gestão de Negócios Sustentáveis, que dura dois anos, e o bacharelado em Administração e Empreendedorismo, com quatro anos de duração. Os cursos podem ser feitos de maneira isolada ou complementar, com o estudante obtendo o diploma de tecnólogo e complementando (caso tenha interesse) com o restante da grade do bacharelado, sendo possível conseguir a formação nas duas áreas em quatro anos de estudo.
Em maio, docentes da UFRPE vão realizar um seminário interno com a administração para discutir todos os detalhes do convênio. Na ocasião da assinatura do Protocolo de Intenções, o administrador do arquipélago, Guilherme Rocha, reforçou a importância desse momento para a educação na ilha.
“Estamos muito felizes por assinar essa parceria com a UFRPE porque, quando investimos em educação, estamos investindo no futuro, na formação das pessoas que vivem na ilha. Estamos formando cidadãos. Existe algo muito específico da comunidade noronhense, que todos aqueles que querem estudar precisam sair da ilha. Isso é algo muito danoso para o ilhéu. Então, quando a gente começa a reverter essa realidade, começamos a pensar não só no futuro da ilha, mas na própria vida das pessoas. Começamos a dar dignidade para elas”.
O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, acredita que a parceria entre a administração e a instituição dará bons frutos para o desenvolvimento educacional, levando uma nova perspectiva aos jovens da ilha. “Esse é o início do estabelecimento de um programa de parcerias entre a ilha de Fernando de Noronha e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, no aspecto de cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Essa é uma forma de levarmos a universidade para a ilha, agregando valor na formação dos ilhéus, contribuindo para um desenvolvimento socialmente justo da nossa querida ilha. É com muita alegria que a gente firma hoje esse compromisso”.