Em Noronha, mutirão é organizado para população tirar nova Carteira de Identidade Nacional
Desta segunda-feira (29/05) até a próxima sexta-feira (02/06), os moradores de Fernando de Noronha, temporários e permanentes, vão poder fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Para tirar o documento, basta se dirigir à Casa de Cidadania e Justiça da Administração de Noronha, levando cópias e originais da Certidão de Nascimento ou de Casamento (a depender do estado civil). Há possibilidade também de adicionar outros documentos na nova carteira, como CPF, cartão SUS, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Carteira Nacional de Habilitação. Neste caso, os interessados também devem levar cópia e originais dos documentos que queiram adicionar.
“Muita gente da ilha estava perguntando quando ia chegar essa ação do RG. E essa é a nacional, a mais nova versão do RG que todo mundo futuramente tem que ter. E Noronha está sendo privilegiada por estar proporcionando à comunidade a retirada desse novo RG, que inclui o CPF e o nome Governo Federal, por exemplo”, ressalta Sandra Lima, coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania de Noronha.
A expectativa é que o mutirão atenda 400 pessoas. A ação está sendo realizada pelo Instituto de Identificação Tavares Buril da Polícia Civil. As pessoas que possuem identidade antiga e vão fazer a nova CIN devem pagar um boleto no valor de R$ 28,57 (emissão do boleto no site www.iitb.pe.gov.br) e apresentar o comprovante de pagamento no atendimento. Pessoas que vão tirar pela primeira vez a identidade e pessoas maiores de 65 anos estão isentas dessa taxa.
O morador Francisco Flor Neto aproveitou a ação para atualizar a sua carteira de identidade. “A minha identidade estava um pouco velha e aí vou trocar ela por uma mais nova. E aqui na ilha ficou mais fácil”, disse.
Na nova carteira é possível também adicionar o tipo sanguíneo do cidadão, e, neste caso, a pessoa deve levar documento comprobatório e laudo assinado pelo médico. Há também a possibilidade de adicionar a condição de saúde, no caso de pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e de pessoas com transtorno do espectro autista. Para comprovar este adicional de informação, basta levar um laudo médico.
A Casa de Cidadania e Justiça de Fernando de Noronha fica localizada na Vila dos Remédios e funciona das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Fotos: Ray Evllyn