A subsistência que vem dos oceanos e o impacto das mudanças climáticas

A subsistência que vem dos oceanos e o impacto das mudanças climáticas

Os oceanos são o maior “Sistema de suporte à vida”. Devemos aprender o máximo que pudermos sobre ele e fazer o máximo para protegê-lo. Os oceanos movimentam a economia do planeta através de atividades tais como extração de petróleo, gás e minerais, produção de água potável, o transporte, o turismo, a pesca, etc. Tais atividades dependem de um oceano vivo, que não contenha apenas água e rochas, mas também sistemas vivos estáveis, diversificados e resistentes capazes de manter o mundo em um curso favorável à humanidade.

Protegendo os oceanos conseguimos manter uma das maiores movimentações econômicas, que é o turismo marítimo e costeiro, o maior segmento da indústria mundial de turismo e viagens, responsável por mais de 200 milhões de empregos em todo o mundo.

O turismo de observação de animais marinhos como tubarões, baleias, golfinhos e tartarugas é um ponto forte da economia marítima. No Arquipélago de Fernando de Noronha, um dos principais destinos turísticos do Brasil, a principal motivação para os turistas visitarem a ilha é a prática do ecoturismo seguida da realização de mergulhos. O ecoturismo é uma atividade que ocorre em ambientes de natureza preservada, onde se realizam atividades de pesquisa, educacionais e de contemplação.

É importante saber também que os oceanos são os reguladores do sistema climático. Eles são os primeiros a nos passar sinais de que algo está errado. Eles reduzem as diferenças de temperatura criando um ambiente propício para a vida em quase toda a superfície da Terra.

Nossa tarefa é proteger esse tesouro com ideias e emoções, utilizando a lógica e a paixão.
Precisamos saber que sem o “azul” o “verde” não existe, tampouco a vida na Terra.

REFERÊNCIAS:

Earle. S. A Terra é Azul: Porque o destino dos oceanos e o nosso é um só? 2017. São Paulo: SESI-SP editora, 2017

https://www.io.usp.br/images/noticias/papel_oceanos_clima.pdf

https://www.pesca.sp.gov.br/DOI2016/sumario42_1/22%20BIP1184Relato241-251WEB.htm#:~:text=A%20pesca%20artesanal%20%C3%A9%20uma%20atividade%20praticada%2C%20tanto%20como%20fonte,busca%20pela%20complementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20renda

Compartilhe esta postagem