A importância dos oceanos
Os oceanos e mares são 70% do globo terrestre e fornecem mais da metade do oxigênio que respiramos, regulam o clima do planeta, nos dão energia, alimento, ainda promovem saúde e bem-estar.
Assim sendo, nossas vidas dependem da saúde dos oceanos, quando respiramos ou quando consumimos alimentos de origem marinha. É o oceano fazendo parte de cada um de nós, ou seja, SOMOS TODOS OCEANO.
O Brasil tem cerca de 9.000 km de litoral, com manguezais, recifes de coral, praias e estuários, sendo Fernando de Noronha, a única ilha oceânica habitada do Brasil.
A ONU e seus parceiros estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao todo são 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento, enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, sendo o tema da ODS 14, a VIDA NA ÁGUA.
Diante dessa importância e na mesma linha, a UNESCO declarou ser de 2021 – 2030 a Década do Oceano no Brasil. Assim sendo, precisamos atingir algumas metas, tais como:
• Priorizar a conservação e uso de forma sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, combatendo a pesca excessiva, destrutiva, descontrolada e muitas vezes ilegal.
• Prevenir e reduzir de forma significativa a poluição marinha de todos os tipos, especialmente de origem de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.
• Administrar de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos
• Implementar planos de gestão com base científica, para restaurar populações de peixes no menor tempo possível.
• Implementar políticas para uso sustentável dos recursos marinhos, inclusive por meio de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo
• Aumentar o conhecimento científico a fim de melhorar a saúde dos oceanos e aumentar a contribuição da biodiversidade marinha
• Proporcionar o acesso dos pescadores artesanais de pequena escala aos recursos marinhos e mercados.
Se cada um fizer a sua parte, poderemos ter o oceano que precisamos e queremos!
REFERÊNCIAS:
https://www.instagram.com/tv/CN7rUnMBXbx/?utm_souce=ig_web_button_share_sheet
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/14