Governo de Pernambuco requalifica ambulatório do Hospital São Lucas em Fernando de Noronha e amplia atendimentos especializados
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), requalificou o ambulatório do Hospital São
Lucas, no Arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo, foram investidos mais de R$ 779 mil na modernização da estrutura. A entrega acontecerá nesta quarta-feira (11). A iniciativa fortalece a rede de atenção especializada na ilha, amplia a capacidade de atendimento e reduz a necessidade de deslocamentos de pacientes para o continente por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
“A felicidade é gigante com a inauguração do novo ambulatório do São Lucas. A nova estrutura amplia os atendimentos especializados, qualifica o cuidado com as pessoas e garante mais conforto e segurança tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. É mais acesso, dignidade e atendimento de qualidade diretamente na ilha, como diz a governadora Raquel Lyra, sem deixar ninguém para trás”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
O ambulatório passa a contar com cinco consultórios, sala de espera, brinquedoteca e banheiros, assegurando mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde. A requalificação possibilita a ampliação do número de atendimentos mensais e a organização da oferta das especialidades de forma regular.
Antes da reestruturação, os atendimentos especializados eram ofertados de forma compartilhada, com uso das mesmas salas e horários reduzidos para cada serviço. Com o novo espaço, foi possível ampliar os atendimentos e incorporar especialidades que historicamente geram maior número de TFDs, como endoscopia, oftalmologia e cardiologia.
Agora, o ambulatório do Hospital São Lucas passa a ofertar atendimentos regulares nas especialidades de Ginecologia, Odontologia, Oftalmologia, Ultrassonografia (USG), Endoscopia, Ortopedia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Dermatologia.
Para o administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, a requalificação representa um avanço significativo para a população local. “Essa entrega reforça o compromisso do Governo do Estado com os ilhéus. Estamos garantindo uma estrutura moderna, que amplia o acesso à saúde especializada e reduz o sofrimento de quem antes precisava sair da ilha para realizar atendimentos. É um investimento que impacta diretamente na qualidade de vida da população de Noronha”, afirmou.
A ampliação do ambulatório integra as ações da governadora Raquel Lyra voltadas ao fortalecimento da rede pública de saúde em todas as regiões do Estado, com foco na ampliação do acesso, na redução das filas e na oferta de serviços especializados mais próximos da população, especialmente em territórios com limitações logísticas, como Fernando de Noronha.



