Réveillon em Noronha tem balanço positivo no turismo, segurança, saúde e economia

Réveillon em Noronha tem balanço positivo no turismo, segurança, saúde e economia

Gestão integrada garante tranquilidade nas festas, atendimento eficiente na saúde e forte impacto positivo no turismo da ilha, com expectativa de resultados ainda melhores na edição de 2026

O Réveillon de Fernando de Noronha apresentou um balanço positivo nas áreas de segurança, saúde e desenvolvimento econômico. Segundo a gestão, o resultado é fruto do planejamento integrado entre a Administração Distrital e os órgãos parceiros, garantindo organização, responsabilidade e bem-estar para moradores e visitantes.

O administrador da ilha, Virgílio Oliveira, destacou que o evento foi amplamente elogiado pela comunidade noronhense e pelos turistas. “Estou muito feliz com o sucesso total das festividades de Réveillon produzidas pela Administração de Fernando de Noronha. Foram três dias de festas organizadas pela gestão, além da parceria com a tradicional Galinhada do Zé Maria, totalizando quatro dias de programação”, afirmou.

Na mesma linha, o superintendente de Turismo, Cultura e Esporte, Paulo Henrique Guerra, ressaltou que o balanço é extremamente positivo, tanto pela experiência da gestão quanto pelos dados apresentados pelas instituições parceiras – como o Conselho de Turismo de Fernando de Noronha (Contur Noronha), as forças de segurança e as equipes da Administração Distrital -, que atuaram de forma integrada dentro do planejamento para a execução dos eventos.

 

Segurança reforçada e tranquilidade

A Operação Réveillon 2025/2026, coordenada pela Polícia Militar de Pernambuco, por meio da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental (3ª CPA/BPA), garantiu a tranquilidade das festividades entre 31 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026. O esquema contou com policiamento a pé no Porto de Santo Antônio, equipes motorizadas, reforço no trânsito e ações preventivas.

De acordo com o balanço oficial, não houve ocorrências graves e nem acionamentos relevantes à Central 190. Para o comando do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a atuação integrada e o planejamento antecipado foram decisivos para assegurar a ordem pública.

Segundo Virgílio Oliveira, foram dias de muita alegria em uma festa tranquila. “O policiamento realizou um trabalho excelente e não tivemos qualquer ocorrência de relevância. Foi uma festa que representou exatamente aquilo que Noronha é: tranquilidade, amor, paz e alegria”, ressaltou.

 

Saúde com atendimento resolutivo

Na área da saúde, todas as ocorrências foram resolvidas no próprio local da festa, sem necessidade de remoções para o Hospital São Lucas. Ao todo, foram registrados 29 atendimentos durante os quatro dias de programação, confirmando a eficiência do suporte médico montado para o período.

Segundo os órgãos de segurança e saúde, o Réveillon transcorreu com tranquilidade, com apenas um sinistro de pequena proporção, dois atendimentos pré-hospitalares pelos Bombeiros e atendimentos no posto médico, todos resolvidos no local.

Turismo aquecido e impacto econômico

No campo econômico, o balanço do Contur Noronha aponta para um dos melhores desempenhos dos últimos anos. O Réveillon 2026 consolidou-se como período de alto fluxo turístico, consumo aquecido e geração de renda. As pousadas registraram ocupação próxima da capacidade máxima antes, durante e após a virada, enquanto restaurantes e estabelecimentos gastronômicos tiveram crescimento expressivo.

Para Ailton Flor, presidente do Contur, o saldo foi extremamente positivo neste ciclo, com ocupação praticamente de 100% na hospedagem, forte procura nos restaurantes e alta demanda nos serviços de passeios e táxi.

 

Organização e fortalecimento da economia local

Com resultados expressivos no turismo, segurança, saúde e economia, o Réveillon reafirma Fernando de Noronha como destino de excelência para eventos bem planejados. Para a Administração Distrital, o fluxo organizado de turistas garantiu emprego e renda direta, fortalecendo a cadeia produtiva da ilha.

“Agradeço a toda a equipe da Administração, especialmente aos times de Turismo e Saúde, e a todos os policiais que atuaram na segurança das festividades, assim como à comunidade noronhense, protagonista da festa, e aos turistas que escolheram Fernando de Noronha para celebrar a virada do ano. Saio deste Réveillon muito satisfeito com os resultados e confiante de que, no próximo ano, realizaremos uma festa à altura – ou ainda melhor – do que a de 2025 para 2026”, concluiu Virgílio Oliveira.

Paulo Henrique Guerra concluiu destacando a importância da continuidade das parcerias para 2026 e afirmou que o diálogo permanente é fundamental para fortalecer Fernando de Noronha. “Encerramos 2025 com a certeza de que esse diálogo é o caminho para avançar, e seguimos confiantes de que, em 2026, essa construção conjunta trará resultados ainda mais positivos para toda a ilha”, afirmou. Ele também ressaltou o impacto no setor produtivo operando próximos da capacidade máxima, impulsionando um fluxo robusto de recursos para a economia local.

Texto: Patrícia Lyra

Compartilhe esta postagem