Reconhecimento internacional reforça protagonismo de Noronha no turismo sustentável

Reconhecimento internacional reforça protagonismo de Noronha no turismo sustentável

Projeto Golfinho Rotador ganha selo internacional por aliar conservação marinha e turismo responsável

O Projeto Golfinho Rotador, referência em conservação marinha em Fernando de Noronha, foi premiado com o Selo Ouro da Green Destinations Latinoamérica 2025, uma das certificações mais relevantes do setor. A conquista foi oficializada durante a conferência da organização internacional, realizada recentemente em Natal, no Rio Grande do Norte, reunindo representantes de destinos e projetos sustentáveis de toda a América Latina.

A premiação, concedida a uma ONG da América Latina, posiciona o Brasil como liderança regional em iniciativas que integram turismo e sustentabilidade. O projeto é a primeira organização não governamental a receber o selo.

“É com grande alegria que recebemos o Selo Ouro da Green Destinations. Esse reconhecimento mostra que não apenas falamos sobre sustentabilidade, mas a praticamos de forma concreta, tanto nas nossas ações externas, com pesquisas, educação ambiental e envolvimento comunitário, quanto na gestão interna, que segue diretrizes baseadas em sustentabilidade, transparência e compliance”, comemorou a coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade
do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling.

O selo Ouro da Green Destinations é uma certificação internacional que reconhece destinos turísticos que demonstram práticas sustentáveis em diversas áreas, como meio ambiente, cultura, economia e sociedade.

Criado em 1990, o projeto se destaca por seu trabalho contínuo de pesquisa científica, proteção dos golfinhos-rotadores e promoção da educação ambiental. Suas ações têm papel decisivo na forma como o arquipélago lida com o turismo de natureza, garantindo experiências responsáveis e alinhadas à preservação do ecossistema local.

A coordenadora de Meio Ambiente da Administração de Fernando de Noronha, Isadora Beltrão, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atuam na preservação ambiental da ilha e celebrou o reconhecimento ao Centro Golfinho Rotador.

“Noronha é um verdadeiro santuário ecológico, com uma fauna riquíssima, tanto em terra quanto no mar. A preservação dessa biodiversidade só é possível graças ao trabalho sério de instituições que atuam com pesquisa, educação ambiental e, principalmente, conservação, como o Projeto Golfinho Rotador, o Projeto Tamar e tantos outros. O reconhecimento ao Centro Golfinho Rotador é motivo de muito orgulho para Fernando de Noronha, pois reforça a importância desses ações para a proteção da nossa fauna marinha. Parabenizamos todos os envolvidos por essa conquista tão significativa e reafirmamos o nosso compromisso com o apoio a iniciativas que tornam a ilha uma referência internacional em conservação ambiental”, disse Isadora.

Compartilhe esta postagem