Memorial Noronhense Marieta Borges fecha para reforma, mas disponibiliza acervo digital
O material traz informações sobre vários assuntos, como períodos históricos, descobrimento e evolução urbana

Luccas Cavalcanti, turismólogo da Administração de Noronha, fala do ganho para o turismo da ilha com a publicação do acervo. “Mesmo com o Memorial Noronhense fechado temporariamente para ajustes em sua estrutura, disponibilizá-lo on-line se torna uma etapa fundamental para garantir a preservação e a valorização da nossa memória. Nós sabemos que cada peça, documento e registro que compõem esse acervo carrega parte da história e da identidade de Fernando de Noronha, e isso não pode ficar inacessível ou correr o risco de se perder com o tempo”, disse.
A coleção, liberada para a forma virtual, é composta por 58 painéis e apresenta a história de Fernando de Noronha, permitindo que o visitante conheça e explore a rica trajetória da ilha, através de imagens, fotografias e informações, reunidas desde 1974, fruto do Programa de Resgate Documental.
Por meio do material produzido pela historiadora Marieta Borges, é possível compreender o processo de ocupação do arquipélago, que começou de maneira definitiva no século XVII, além de conhecer os costumes e a forma de vida que marcaram cada período da história da ilha. Cada painel demonstra particularidades da época e reflete as transformações que moldaram a Noronha conhecida atualmente.
A Administração de Fernando de Noronha informa que o conteúdo digital é protegido por direitos autorais e, portanto, é vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer uma das informações contidas nos painéis, como forma de garantir a preservação e o respeito ao trabalho de pesquisa e documentação realizado ao longo de todos esses anos.
Texto: Patrícia Lyra