Noronha dispensa a apresentação de certificado de vacina para visitantes

A nova flexibilização acontece por conta dos avanços da vacinação no país e a redução dos números da doença. Fernando Magalhães, superintendente de Saúde do distrito, informa ainda que o controle da Covid na ilha possibilita a desobrigação do cartão de vacina, como estava sendo exigido até agora.
“A desobrigação do comprovante de vacinação para entrar em Fernando de Noronha acontece por conta do alto percentual de vacinados em todas as faixas etárias elegíveis e a baixa circulação da Covid em Pernambuco. Também já passamos pelo período mais crítico de sazonalidade de circulação dos vírus respiratórios e não tivemos nenhuma intercorrência. Com isso, a gente consegue ter uma maior segurança para retirar a obrigatoriedade do comprovante. Estamos mantendo ainda as testagens na saída em 10% dos passageiros para continuarmos fazendo a rastreabilidade da Covid, uma vez que, se ocorrer a reintrodução do vírus na ilha, a gente tenha como rastrear e tomar as medidas corretas”, comenta Fernando Magalhães.
Quem for testado positivo durante os dias de estadia na ilha deverá realizar quarentena com os próprios recursos no arquipélago até a cura ou o fim do período de transmissão do vírus, conforme determinação das autoridades de saúde. Em Noronha, permanece obrigatório o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz nos espaços destinados à prestação de serviços de saúde.
Fernando de Noronha tem 100% de sua população adulta vacinada com pelo menos duas doses. A Secretaria de Saúde do Estado e a Administração da ilha permanecem, no entanto, monitorando a imunidade dos moradores, agora com uma nova fase da pesquisa de Incidência e Prevalência da Covid-19. O objetivo é saber sobre a imunidade permanente das pessoas após as doses das vacinas. Cerca de 240 moradores estão participando do estudo.
Texto: Ney Anderson