Centro de Formação Esportiva de Noronha tem primeira turma com aulas externas e visita da campeã olímpica Bia Souza

Centro de Formação Esportiva de Noronha tem primeira turma com aulas externas e visita da campeã olímpica Bia Souza

O projeto do Governo de Pernambuco incentiva a prática de esporte para as crianças da Ilha

Com os tatames voltados para uma vista extraordinária do Mirante do Sancho, os estudantes do Centro de Formação Esportiva (CFE) de Fernando de Noronha tiveram sua primeira aula externa de uma forma inesquecível. Além das atividades físicas, os jovens tiveram aula de lutas com a participação ilustre da campeã olímpica de Judô, Beatriz Souza. Os centros são uma política pública da Secretaria de Esportes de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Educação e a Administração de Fernando de Noronha.

O CFE ocorre duas vezes por semana, nos horários da manhã e da tarde, sendo dividido nas seguintes práticas: ginásticas, lutas, esportes de situação e um eixo ambiental. Participam crianças de 6 a 14 anos da EREM Arquipélago Fernando de Noronha, tanto no formato indoor (quadra da escola) ou outdoor(em espaços naturais).

No final de setembro, o Governo de Pernambuco lançou o programa voltado ao desenvolvimento esportivo e social de crianças e adolescentes. O diretor de ensino da Superintendência de Educação de Fernando de Noronha, Rodrigo Baltar, explica que “a intenção é de criar o hábito de se exercitar e promover atividades que desenvolvam habilidades motoras, equilíbrio e senso de coletividade”. À frente do CFE da ilha, ele pontua que o espaço, inicialmente, não visa estimular a competitividade ou o alto rendimento, mas plantar a semente do esporte na vida daqueles jovens.

Filipe Pedro, professor de judô do projeto, destacou a relevância de integrar esse momento de esporte com educação ambiental: “contamos com o apoio do IcmBio para contar um pouco da história da ilha e instruir sobre a parte ambiental”.

Mas o momento de destaque mesmo foi com a presença da campeã olímpica Bia Souza, judoca que fez uma surpresa aos alunos do Centro de Formação Esportiva – em especial a Clara Maria Barros, aluna do CFE e também judoca, apoiada pelo incentivo do Bolsa Atleta Pernambuco. “Foi um momento importante para que os alunos conheceram mais de perto a trajetória dela de superação, principalmente naquele cenário impecável do Morro Dois Irmãos”, concluiu Filipe.

“O nosso trabalho é para levar as políticas públicas de incentivo ao esporte para cada canto do estado. Ver o CFE de Noronha funcionando, de forma integrada e já tão bem prestigiado, é uma realização. Os frutos sendo colhido aos poucos”, afirmou Ivete Lacerda, secretária de Esportes de Pernambuco.

Compartilhe esta postagem