Noronha promove “Dia D” para imunizar crianças e adolescentes contra a Covid
A Administração de Fernando de Noronha vai realizar neste sábado (26) um mutirão para a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, de acordo com determinação do Governo de Pernambuco para todo o estado. A intenção é impedir casos graves e mortes nessa faixa etária, além de novas ondas de transmissão.
Todas as unidades de saúde do estado vão estar abertas nesse “Dia D” para vacinar crianças de 5 a 11 anos. Especificamente na ilha, adolescentes de 12 a 17 anos que não tomaram as doses, ou que estão com esquema vacinal incompleto, também podem ser imunizados durante o mutirão. A v
acina aplicada é a Pfizer infantil para os mais jovens e a Pfizer adulta para os adolescentes. Os menores precisam estar acompanhados de um adulto responsável por eles.
A ação será das 8h às 15h na Unidade de Saúde da Família – USF Dois Irmãos. “Essa campanha é justamente para mais uma vez tentarmos sensibilizar os pais ou responsáveis. O que temos observado é que as crianças não estão tendo reação à vacina. Então, não tenham medo. A gente precisa chegar os 100% de vacinados na ilha nessa faixa etária, pois o nosso objetivo é prevenir casos graves da doença ou até mesmo mortes por coronavírus. A intenção é sensibilizar e orientar os pais sobre a importância da vacinação”, comentou Janaína Rocha, enfermeira-chefe da USF da ilha.
Fernando de Noronha tem 313 crianças de 5 a 11 anos. Até agora 152 foram vacinadas. Já entre os 248 adolescentes da ilha, 208 tomaram a primeira dose e 184, as duas doses.
A vacinação de crianças acontece normalmente todas as sextas-feiras na USF, mas com necessidade de agendamento. Já pessoas acima de 12 anos podem ser vacinadas durante toda a semana, sem precisar agendar, também na Unidade de Saúde da Família.
Texto: Ney Anderson