Noronha celebra 522 anos com muita música, apresentações culturais e homenagens
Uma festa inesquecível. Assim pode ser definido o aniversário de 522 anos de Fernando de Noronha, iniciado na última sexta-feira, 8 de agosto, com o encerramento neste domingo, dia 10. A programação incluiu diversas atrações locais e nacionais, homenagens e o tradicional corte de bolo. O evento homenageou dona Cícera Cândida, de 105 anos; seu João Nunes, de 91 anos, e seu Renê Jerônimo, de 85 anos. Moradores ligados à prática da agricultura, pesca e esportes, respectivamente.
A programação cultural do aniversário de Fernando de Noronha começou com Denise Antunes, na sexta-feira. Ela comandou a festa cantando muitos hits do momento, passando pelo forró e sertanejo. Em seguida, foi a vez de Clara Sobral cantar e encantar o público com um repertório de axé music. Já na madrugada do sábado, a cantora Malu (ex-The Voice) encerrou a noite com muito samba e pagode.
A noite do sábado contou com a apresentação cultural de dança flamenca, do grupo Café Tablado, em parceria com o Grupo Cultural Dona Nanete. Um espetáculo marcado por muito ritmo, emoção e cultura. Quem subiu ao palco em seguida foi a banda de brega romântico, Sentimentos, entoando clássicos conhecidos dos pernambucanos. Direto de Salvador, Filhos de Jorge levou ao público muito axé e samba-reggae. Na sequência, a banda Cariciar fez as pessoas dançarem com um repertório cheio de energia, entre o brega e o forró estilizado. De voz marcante, a cantora Kelly Oliveira encantou com a sua presença de palco. A segunda noite foi encerrada com a artista noronhense Dayane Santos.
No domingo, dia do aniversário de Fernando de Noronha, a comemoração iniciou com a homenagem para dona Cícera Cândida, seu João Nunes e seu Renê Jerônimo. Na ocasião, o administrador adjunto da ilha, Virgílio Oliveira, ressaltou a importância de homenagear pessoas tão marcantes para a história da ilha, verdadeiros símbolos de Noronha. “Nada mais justa a homenagem que estamos fazendo a essas três pessoas. Não existe nada mais importante para qualquer localidade do que o seu próprio povo. Parabéns pela história linda que eles têm na ilha”, disse.
Depois, o Hino de Noronha foi reproduzido, seguido do tradicional corte do bolo alusivo à data de 522 anos do arquipélago. O administrador falou ainda que Noronha é um local especial e diferenciado. “Estamos aqui comemorando os 522 anos de Fernando de Noronha. Essa ilha de belezas inigualáveis, de um povo que ama e que tem alegria de viver aqui. Organizamos uma festa à altura do que a ilha e o povo de Noronha merece. Estou muito orgulhoso e feliz de poder estar à frente da gestão da Administração de Noronha e de poder, com muito trabalho e dedicação, deixar um pouco do nosso trabalho para os noronhenses”, destacou.
Os shows do aniversário seguiram com as apresentações do cantor Vicente Nery, do Ceará, com músicas sertanejas e forró. Em seguida, o noronhense Ju Medeiros levou para o público canções inspiradas pela ilha. Depois dele, a DJ Deb Lima transformou o Porto de Santo Antônio em uma grande pista de dança eletrônica. Em seguida, Michel Brocador, artista nascido em São Paulo, mas radicado em Pernambuco, levantou a multidão com bastante swingueira, forró estilizado e canções de influências nordestinas. Quem encerrou as festividades de aniversário foi a cantora de Ceilândia, Ju Marques. Ela fez uma verdadeira mistura de ritmos, do internacional ao pop nacional.
Diversas barracas vendendo comidas e bebidas foram montadas. Além dos shows, uma série de atividades esportivas movimentaram a comunidade local, entre elas, competições de futsal feminino, futevôlei, vôlei de quadra, argolinhas e beach tênis, além da tradicional corrida e caminhada Renê Jerônimo.
O evento foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Administração de Fernando de Noronha, e contou com apoio da Empetur e da Fundarpe, bem como com as polícias Militar e Civil, Bombeiros e o Samu.
Texto: Ney Anderson
Fotos: Weidson Carlos