Governo de Pernambuco lança Centro de Formação Esportiva em Fernando de Noronha
A iniciativa acontece por meio da Secretaria Estadual de Esportes, em parceria com a Administração da Ilha
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Esportes, vai levar o projeto de Centro de Formação Esportiva para Fernando de Noronha até setembro deste ano. A iniciativa, em parceria com a Administração do arquipélago, faz parte da política de descentralização do incentivo às práticas esportivas no Estado.
Criado para promover o esporte educacional e de base, o Centro de Formação Esportiva é uma das grandes inovações desta gestão. O projeto busca atender crianças e jovens de 7 a 12 anos, introduzindo-os a várias modalidades esportivas e incentivando práticas saudáveis desde cedo.
“Combinamos um cronograma para implantação do núcleo do CFE, com ajustes e adaptações às instalações disponíveis, pensando em deixar o esporte mais acessível à população”, explicou Ivete Lacerda, secretária de Esportes de Pernambuco.
Durante a reunião foi apresentado um dossiê, com diagnóstico realizado pela equipe da Pasta sobre as estruturas, necessidades de ajustes e potenciais ações a serem implementadas.
O secretário Executivo de Esportes, Fabiano Souza, detalhou os próximos passos: “A definição da equipe pedagógica deve acontecer até o final de julho. Já a abertura das inscrições e etapa on-line da formação inicial da equipe pedagógica, no início de agosto. A complementação da formação, de forma presencial, e o lançamento do núcleo CFE até o final de agosto, com início das atividades previsto para setembro”.
Esses centros são essenciais para o desenvolvimento de crianças e jovens e têm sido fundamentais para promover a cidadania e saúde, além de proteger a juventude ao manter os jovens engajados com o esporte em todo o estado, inclusive no arquipélago.
“Como um amante do esporte, vejo a iniciativa como de grande relevância para as crianças da Ilha. O esporte abre caminhos para o futuro, forma caráter e ocupa, de maneira positiva, o tempo das nossas crianças e jovens”, destacou o Administrador Adjunto da ilha, Virgílio Oliveira. “A Administração da Ilha tem o perfil de valorizar o esporte local e agora, em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, damos mais um grande passo para esse setor tão importante”, concluiu.