Governo de Pernambuco anuncia liberação de voos simultâneos no Aeroporto de Fernando de Noronha após conclusão de obras

Governo de Pernambuco anuncia liberação de voos simultâneos no Aeroporto de Fernando de Noronha após conclusão de obras

Liberação aconteceu após obras serem concluídas dentro do prazo previsto pela Anac

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), informa que o Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, está autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar com voos simultâneos após a conclusão da obra de recuperação da pista de estacionamento de aeronaves. A medida representa um avanço importante para a capacidade operacional da unidade, que havia recebido restrição desde o fim de junho deste ano.

Com a decisão, as operações do aeroporto terão mais fluidez. Isso porque, com a liberação simultânea, as aeronaves não terão mais que aguardar a decolagem de outras que estejam na área de taxiamento.

As intervenções realizadas no aeroporto fazem parte de um conjunto de melhorias estruturais em andamento, com o objetivo de ampliar a segurança, modernizar a infraestrutura aeroportuária e garantir melhores condições para o fluxo de passageiros e aeronaves. A nova pista de estacionamento, já concluída, permite maior organização do tráfego e suporte adequado às operações.

“Essa é uma conquista da gestão Raquel Lyra que tem se preocupado e realizado investimentos importantes na Ilha de Fernando de Noronha, e essa etapa do pátio de aeronaves foi mais uma. A liberação da Anac é uma resposta rápida e que comprova todos os esforços em fazer o Aeroporto de Noronha ter a infraestrutura necessária para receber os turistas com segurança”, explica o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho.

Além da recuperação do pátio de aeronaves, as obras contemplam a requalificação da pista de pouso e decolagem, a modernização do pátio de taxiamento Alfa e a recuperação do taxiamento Bravo, que estava sem operação há mais de dez anos.

Desde setembro de 2024, o Aeroporto de Fernando de Noronha passa por esse amplo processo de requalificação, conduzido pela Semobi. Em março deste ano, a primeira etapa foi concluída, permitindo novamente as operações com aviões de grande porte. O planejamento do Governo de Pernambuco prevê que todas as intervenções sejam concluídas até março de 2026.

O investimento total nas obras é de R$ 60 milhões. O projeto integra o programa estadual de modernização da infraestrutura aeroportuária, que busca fortalecer a conectividade regional e promover o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado.

Foto: Josias Pinto Filho / Semobi

Compartilhe esta postagem