Fernando de Noronha promove diversas atividades em alusão ao Maio Laranja

Fernando de Noronha promove diversas atividades em alusão ao Maio Laranja

Programação, que segue até 22 de maio, conta com panfletagem, roda de diálogo e muito mais

A Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Fernando de Noronha, em alusão ao Maio Laranja, celebrado este mês, e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18), planejou uma programação especial de conscientização, que foi iniciada nesta sexta-feira (16).

Em Noronha, a campanha tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar moradores, turistas e a sociedade em geral sobre a importância do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, dando reforço a responsabilidade coletiva na proteção, especialmente em um território turístico como a ilha. Por isso, foram pensadas diversas atividades com a finalidade de informar e alertar sobre o assunto.

A agenda inclui apresentações do “Semáforo do Toque”, que aconteceu nesta sexta-feira (16). Na ocasião, as crianças, de forma lúdica, aprenderam a identificar toques seguros e inseguros, promovendo o respeito e proteção ao próprio corpo.

Dentro das ações, acontecem também panfletagem, roda de diálogo, oficina – que conta com a confecção de flores na cor laranja e amarelo, referenciando o símbolo nacional do enfrentamento ao abuso e exploração sexual – e o plantio simbólico das flores produzidas, marcando o fim das atividades.

A gerente de Proteção Social de Fernando de Noronha, Francinny Soares, ressaltou o ponto central da iniciativa no arquipélago através das atividades. “A panfletagem tem como foco a prevenção, o enfrentamento qualificado dessas violações e o fortalecimento da rede de proteção social local. É fundamental compreender que a proteção de crianças e adolescentes não é apenas um dever das instituições, mas um compromisso coletivo.”
Francinny ainda salienta a continuidade do trabalho, mesmo após o mês de maio, fomentando a importância de proteger crianças e adolescentes da exploração sexual independente da época.
“Esse trabalho continua no dia a dia por meio da atuação integrada da rede local e todo o sistema de garantia de direitos”, completa.

A psicóloga do Cras, Hislla Andrade, ainda ressalta a relevância e os benefícios que repassar as instruções sobre o tema para crianças e adolescentes traz. “É muito importante, pois as crianças, tendo todo esse conhecimento mais lúdico, mostrando os sinais e vídeos, já é uma forma de absorver melhor e até repassar para os pais”, explica.

A programação do Maio Laranja em Noronha continua e vai até a próxima quinta-feira (22).

Texto: Lucas Pinto/Comunicação Noronha

 

Compartilhe esta postagem