Fernando de Noronha reforça compromisso com o meio ambiente no Cleanup Day 2025

Fernando de Noronha reforça compromisso com o meio ambiente no Cleanup Day 2025

A comunidade noronhense – adultos e crianças -, juntamente com representantes da Administração da ilha, instituições parceiras e visitantes, participou de uma grande ação de limpeza coletiva em diversos pontos do arquipélago

Nos dias 19 e 20 de setembro, Fernando de Noronha se uniu novamente à mobilização mundial do Cleanup Day, o Dia Mundial da Limpeza, que ocorre em mais de 190 países. Na ilha, as ações foram realizadas em 14 praias, sendo oito no Mar de Dentro e seis no Mar de Fora, e contou com 92 voluntários, entre moradores, representantes da Administração, de instituições parceiras e visitantes. Em pouco menos de duas horas de atividade, foram recolhidos 281,3 kg de resíduos.

A abertura da ação ficou por conta do já tradicional Cleanup Dayzinho, que contou com a participação de crianças da Educação Infantil do Ciei Bem-Me-Quer, em uma atividade lúdica de coleta simbólica e diálogo sobre descarte correto do lixo. Neste sábado (20), o grande mutirão tomou conta das praias e trilhas, com o apoio de parceiros, como Marinha do Brasil, Polícia Militar, Projeto Tamar, Projeto Golfinho Rotador, ICMBio, Sea Shepherd Brasil, entre outros.

A educadora ambiental da Administração de Fernando de Noronha, Fabiane Vilela, destacou o caráter educativo da ação. “O Dia da Limpeza vem para sensibilizar todas as pessoas, tanto quem participa quanto quem observa. Nós temos uma preocupação constante com a questão dos resíduos, principalmente os que estão em local inadequado. Noronha não pode ficar de fora, porque é um lugar muito importante do planeta”, disse.

Fabiane reforçou que o grande vilão continua sendo o plástico, encontrado em diferentes formas, inclusive os microplásticos, que são ainda mais difíceis de recolher e acabam parando no mar. “A mensagem central é clara: o Dia da Limpeza é todo dia. Precisamos reduzir a geração de resíduos e praticar o descarte correto”, afirmou.

Vale ressaltar que os resíduos que chegaram a Noronha nos últimos dias, em praias do Mar de Fora, não são produzidos na ilha. Em sua maioria, chega ao arquipélago trazido por correntes marítimas vindas de outros países.

O educomunicador do Projeto Golfinho Rotador, Emerson Júnior, reforçou a dimensão global do problema, afirmando que o Cleanup Day é imprescindível para a humanidade, por ser ela a responsável pela colocação desses resíduos na natureza. “O dia 20 é simbólico, mas o trabalho deve ser diário. Trouxemos estudantes para participarem da coleta e da triagem, compreendendo como o lixo que chega pelas correntes marítimas pode afetar nossos ecossistemas e até trazer resíduos de países como Canadá e Estados Unidos. Isso mostra que tudo está conectado.”

Em Noronha, tanto a Gerência de Meio Ambiente, por meio de ações constantes de educação ambiental, quanto as instituições que executam projetos voltados à conservação da ilha desenvolvem um trabalho contínuo de conscientização. Essas iniciativas envolvem, especialmente, crianças e adolescentes, com o objetivo de despertar desde cedo a importância do cuidado com o meio ambiente.

João Artur é um desses jovens inseridos nas ações de conscientização ambiental da ilha. Ele deixou um recado direto. “Se a gente não cuidar, os peixes, as tartarugas e os tubarões morrem. Então, não joguem lixo na praia.” A estudante Caroline Maria chamou atenção para os impactos imediatos nos animais. “Ajudei a recolher garrafas, bitucas de cigarro e tampinhas. Quero dizer para turistas e moradores: não joguem lixo na rua, porque os animais podem se enganar e acabar comendo.”

Já Cecília Heloíse destacou a responsabilidade individual como fator essencial. “Achei muito bom ajudar o ambiente e o mar. Peguei sacos, cordas e outros materiais. Meu recado é simples: não joguem lixo no mar nem na rua.”

Com números expressivos e depoimentos inspiradores, o Cleanup Day 2025 em Noronha cumpriu sua missão de ir além da coleta de resíduos: reforçou a importância da consciência ambiental, da redução de plásticos e da prática de atitudes responsáveis no dia a dia.

Texto: Patrícia Lyra

Fotos: Acervo Cleanup Day Fernando de Noronha

Compartilhe esta postagem