NÚCLEO DE SERVIÇO SOCIAL

Gerência

Gestor: Talita Lima
Fone: 81 3182-9638
Email: talita.lima@noronha.pe.gov.br
Endereço: BR 363, Praça Flamboyant – Fernando de Noronha

Composto por uma gerência, uma assistente social no escritório de apoio da administração de Fernando de Noronha – Recife/PE e uma assistente social no Hospital São Lucas – Fernando de Noronha. Tem como objetivo realizar orientação e esclarecimento, através da democratização e socialização das informações, bem como, participar da construção de uma assistência integrada, interdisciplinar e humanizada, que garanta o acesso dos usuários aos serviços de saúde básicos e especializados.

Principais Atribuições:

  1. Atendimento dos usuários, através do Serviço Social do Hospital São Lucas e da Superintendência de Saúde em Recife;
  2. Visitas domiciliares;
  3. Visitas aos pacientes nos hospitais, nos casos de internamento;
  4. Acompanhamento das gestantes;
  5. Regulação ambulatorial com os hospitais de referência PE;
  6. Prestar assistência sobre os procedimentos a serem seguidos no translado REC/FEN, em caso de falecimento de pacientes em tratamento de saúde no continente;
  7. Prestar assistência aos usuários do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), através do apoio logístico de hospedagem e transporte no continente, quando necessário;
  8. Elaboração de relatórios e pareceres sociais.

Na organização da Superintendência de Saúde, a principal atividade do Serviço Social é a operacionalização do Programa de Tratamento Fora Domicílio. O referido programa é fundamentado legalmente, conforme abaixo:

› Portaria Nº 055 de 24 de fevereiro de 1999 da Secretaria de Assistência à Saúde/Ministério da Saúde;
› Normativa Nº 004/99 da SES/PE que Aprova o “MANUAL REFERENTE A CONCESSÃO DE AUXÍLIO PARA TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO – TFD”, no Sistema Único de Saúde – SUS/PE.

Em Fernando de Noronha, o Programa de Tratamento Fora Domicílio é utilizado pelos usuários do SUS, nos casos onde existe indicação médica para realização de algum atendimento ou tratamento especializado, não ofertado pela rede de saúde em Fernando de Noronha. Nessas situações, o paciente é transferido para o continente, através do Tratamento Fora Domicilio, que garante seu deslocamento para a unidade de referência da rede de saúde do Estado/PE, com agendamento prévio ou reserva de leito, de acordo com a disponibilidade dos hospitais.

pt Português
X