Noronha tem contação de história com livro infantil que aborda a fissura labiopalatina

Noronha tem contação de história com livro infantil que aborda a fissura labiopalatina

Aconteceu nessa sexta (17), no CIEI Bem-Me-Quer em Noronha, contação de história com o livro A Ilha de Maria Clara, de Cláudia Prosini. A própria autora fez a leitura para as crianças.

O livro fala sobre a história de Maria Clara, de 6 anos, moradora da ilha, que nasceu com fissura labiopalatina e as dúvidas vividas por seus pais, Virgínia e Rafael, e de todos os outros pais quando ficam sabendo que terão um filho que nascerá com essa má formação. A pequena já fez 5 cirurgias, entre os 3 e 9 meses de vida.

Maria Clara está muito contente com o livro. “Eu sou muito feliz porque tenho um livro e amo ver meu livrinho com outras pessoas para ajudar”, disse.

Alguns exemplares foram doados para a Creche Bem-Me-Quer e segunda-feira acontecerá outra ação, dessa vez às 16h, no EREFM de Fernando de Noronha, que também receberá livros, assim como a Biblioteca Central.

O projeto do livro foi abraçado por várias pessoas que acreditam na importância de levar informação e apoio a estas famílias, por todo Brasil. A cada 3 livros vendidos, uma mamadeira de bico de colher é doado a crianças com fissuras labiopalatina.

A mãe de Maria Clara, Virgínia Anghinoni, tem um grupo no WhatsApp há 6 anos, com voluntários que dão apoio e orientação aos pais de todo Brasil, junto com pessoas que fazem parte do todo processo construtivo social do projeto, como psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos.

“Quando Maria ainda estava na minha barriga, conheci uma nova vida, com novos sorrisos fissurados. Uma vida com mais amor e a criação do grupo veio somar.”

O livro traz ainda a participação do Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Imip e coordenador do Centro de Atenção aos Defeitos da Face-Cadefi, DR Rui Pereira, e de fonoaudiólogos da sua equipe no Centro de Tratamento Reabilitador Multidisciplinar para fissurados.

O livro A Ilha de Maria Clara foi escrito por Claudia Prosini, revisado por Ana Maria e Ilustrado por Marcela de Holanda.

Texto: Patricia Lyra

Compartilhe esta postagem