Administração de Noronha lança o projeto Ativ(a)IDADE

Administração de Noronha lança o projeto Ativ(a)IDADE

O objetivo é estimular a prática de atividade física na ilha, promovendo mais saúde e bem-estar para a comunidade

Em uma ação conjunta entre as superintendências de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação e de Turismo, Esporte e Cultura, a Administração de Fernando de Noronha cria o projeto Ativ(a)IDADE, com o objetivo de promover o aumento da prática de atividade física na ilha, através da oferta de uma programação que inclui aulas funcionais e avaliações médica e nutricional.

Os interessados em participar devem se inscrever no período de 4 a 11 de abril, na recepção da Unidade de Saúde da Família (USF), no horário das 18h30 às 19h30, portando documento com foto. As vagas são limitadas, 30 pessoas, e as primeiras 15 que se inscreverem irão ganhar uma camisa do projeto.

Jefferson Silva, coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), informa que a inscrição será o primeiro passo para entrar no projeto, tendo em vista que, para participar, será necessário antes passar por avaliações com os profissionais de nutrição e de educação física.

A nutricionista da USF Dois Irmãos, Neuma Alves, explica que uma avaliação será voltada para a condição física, considerando peso e altura das pessoas, e outra que dará subsídios para que os exercícios oferecidos sejam os mais adequados.

A aula inaugural acontecerá no próximo dia 11 de abril, a partir das 18h30, na quadra da Erem Arquipélago. Na ocasião, haverá avaliações e, em seguida, aula com exercícios funcionais. “Essas aulas irão acontecer duas vezes por semana”, informou Neuma, lembrando que, na abertura, os participantes devem ir com roupas leves e calçado próprio para fazer atividade de baixo impacto.

Ainda de acordo com ela, o projeto é aberto para toda a comunidade, sem restrição de idade e de peso. “Vamos oferecer encontros que promovam uma melhor qualidade de vida e melhoria da saúde como um todo. Também vamos acompanhar essas pessoas em relação a exames, metas de controle e redução de peso”, disse Neuma.

Para Nayara Leite, superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a prática de exercícios em grupo colabora, significativamente, com a sociabilidade, a coletividade, entre outros benefícios. “O projeto Ativ(a)IDADE envolve diversas superintendências da Administração de Fernando de Noronha e, no que tange a nossa área, tem como meta promover a participação da comunidade em situação de vulnerabilidade social, dando autonomia e superação, visto que contempla as pessoas que se encontram em situação de risco social, proporcionando maior autosuficiência e autoconfiança”, concluiu a superintendente.

Texto: Patrícia Lyra

Compartilhe esta postagem