Estudantes de Noronha disputam campeonato de handebol no Recife

Estudantes de Noronha disputam campeonato de handebol no Recife

Nesta terça-feira (27), o time feminino de handebol da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha (EREFEM), viajou ao Recife para disputar o Campeonato Estadual Escolar, na categoria mirim. A disputa vai acontecer entre os dias 01 e 04 de outubro, no Centro de Esportes Santos Dumont. Atualmente, a equipe tem 11 atletas com idades entre 12 e 14 anos. O time conta com o apoio da Administração Distrital.

“A administração de Noronha, através da Superintendência de Educação, deu todo o apoio para a delegação com passagem, alimentação e alojamento na Casa do Estudante, no Recife. Temos a compreensão da importância da prática esportiva na adolescência, não só para o corpo, mas também para a mente, impactando de maneira positiva, segundo pesquisas recentes. Além de melhorar o desempenho em sala de aula e também proporcionar benefícios à saúde, o esporte tem outro papel fundamental na vida dos jovens que é a formação da cidadania”, disse a superintendente, Rúbia Uchoa.

Devido à pandemia, apenas oito times foram classificados no estado para disputarem o campeonato. Noronha está na sétima posição. A equipe vencedora será credenciada para representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro.

De acordo com o chefe da delegação, Isaac Lira, a equipe treina há dois anos, mas havia dado uma pausa devido às restrições de segurança por conta da pandemia. Os treinos voltaram há um mês e meio após a liberação da secretaria de Educação.

“Essa competição é importante porque reúne as oito melhores equipes em uma celebração de retorno dos campeonatos, após o período de isolamento social. Mesmo com um tempo menor de treinamento, daremos o nosso máximo, pois estamos correndo atrás e treinando cinco vezes por semana para conseguir um bom desempenho. Representar Noronha em uma competição de alto nível é muito gratificante, espero que possamos trazer o título”, afirma Isaac.

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem