Noronha comemora a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades

Noronha comemora a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades

Crédito: acervo ATDEFN

A Semana do Meio Ambiente de Fernando de Noronha vai ser comemorada com uma série de atividades, entre os dias 5 e 11 de junho. Serão oferecidas expedições à ilha Rata, oficinas, palestras, ações educativas nas instituições de ensino do arquipélago e outras atrações. A população vai poder participar de forma gratuita dos eventos, que acontecem por meio da Gestão de Meio Ambiente, com integração de setores da Administração e apoio de parceiros, como o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), projeto Tamar, Alma Solar, Imua, Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), Neoenergia e Compesa. As oficinas e inscrições serão realizadas na sala da Gestão de Meio Ambiente, no Centro de Geração e Renda.

As atividades foram pensadas para que as pessoas fiquem inteiradas com os assuntos relacionados ao meio ambiente do arquipélago, conhecendo um pouco mais sobre Noronha. A intenção é sensibilizar a população para a causa ambiental, com a preservação e conservação do meio ambiente da ilha.

“Vão ser abordados alguns temas que são pertinentes para a realidade da ilha, como coleta seletiva, plástico zero, oficina com reaproveitamento de resíduos, entre outros. Então, são temas relevantes na questão ambiental. Como pensar, por exemplo, na melhor maneira de utilizar a água, a energia e separar corretamente o lixo. O que a gente pode fazer para contribuir com ilha? O intuito é justamente a sensibilização de todos para uma causa tão importante”, diz Fabiane Vilela, bióloga e educadora ambiental, coordenadora do evento.

O evento em Noronha complementa o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Criada pela ONU, a data tem por objetivo a conscientização ambiental para todos os moradores da iha e visitantes.

Para o biólogo Severiano Queiroz da Silva, atualmente na gestão interina do Meio Ambiente do distrito, é importante citar que nós que trabalhamos na Gestão de Meio Ambiente da Administração de Fernando de Noronha temos notado que parte da população não pratica a coleta seletiva, misturando as tipologias de resíduos, dificultando o trabalho durante a separação dos mesmos para a destinação final correta, além de deixar a ilha suja, provocando críticas da outra parte da população e visitantes conscientes.

“Desta forma, a Semana Nacional do Meio Ambiente em Fernando de Noronha, através da sua programação, tem a preocupação com as crianças e todos que de alguma forma se encontram na ilha, para conscientização ambiental no presente e no futuro, para a manutenção deste belo local, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial. Visamos incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação desse patrimônio natural do Brasil”.

A programação começa no domingo (5), com a expedição à Ilha Rata. A escolha dos participantes desse primeiro passeio vai ser feita por sorteio na página do Instagram do Sistema Golfinho de Comunicação (@sistemagolfinho.noronha). Para participar, as pessoas precisam escrever nos comentários o nome e o bairro.

Vão ser sorteados 15 participantes, entre moradores permanentes, temporários e trabalhadores da ilha, com direito a acompanhante. O resultado será ao vivo no programa Momentos de Alegria, da Rádio FM Noronha, no dia 1 de junho.

Na quarta-feira (8), a expedição para a Ilha Rata será exclusivamente para alunos. Ainda no domingo, acontece a palestra “Noronha e o Meio Ambiente”, ministrada por representantes do ICMBio, no auditório do projeto Tamar.

Na segunda-feira vão ser ofertadas as oficinas de composteira com reaproveitamento e de plantas medicinais. Na terça, será a vez da visita monitorada à Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos – UTRS Universo (em dois horários), seguido de abertura de ninho de tartarugas com o Tamar e palestra sobre coletiva seletiva e o programa Noronha Plástico Zero. Na quarta-feira, além da visita à ilha Rata com os estudantes da Escola Arquipélago, será feita atividade com os alunos da Escola Arquipélago. E ainda oficina de puff com pneus usados e a palestra “Oceano”, do Projeto Golfinho Rotador.

Na quinta, as atividades começam no CIEI Bem-Me-Quer, seguido de captura intencional de tartarugas feitas pelo Tamar, com alunos da instituição infantil. Para fechar, à noite, acontece a palestra sobre controle de exóticos, ministrada por parceiros do ICMBio. Os eventos da sexta-feira começam com visita monitorada ao espaço Neoenergia e Compesa, onde as pessoas vão entender como funciona o fornecimento de água e a geração de energia elétrica para a ilha. Encerrando o dia, palestra e música, no Tamar.

No último dia, sábado, as pessoas vão poder ter uma conexão ainda mais íntima com a natureza, com um passeio pela trilha do Atalaia para alunos da Alma Solar e Surf Skate, monitorados por profissionais da empresa Imua, que é voltada ao esporte e lazer na ilha.

A programação segue com plantio de mudas com a Econoronha. Depois, será feita a observação dos pássaros, na praia do Sancho, com o pessoal do projeto Aves de Noronha. No horário da tarde, vai ser a vez da visita ao container da Corona, na Praça Flamboyant. À noite, Gustavo Bezerra apresentará a leitura de contos ambientais.

A Semana Nacional do Meio Ambiente vai será encerrada com exibição de filme no Cineclub Ambiental, no auditório do Tamar.

Texto: Ney Anderson

 

 

Compartilhe esta postagem