Noronha inicia recadastramento de artistas e artesãos da ilha

Noronha inicia recadastramento de artistas e artesãos da ilha

Recadastramento segue até o dia 31 de maio e visa fortalecer a cultura e o turismo do arquipélago

A Administração de Fernando de Noronha iniciou, nesta segunda-feira (17), o recadastramento cultural de artistas e artesãos da ilha. O objetivo é fazer um novo banco de dados do que é produzido culturalmente na ilha, promovendo a valorização dos artistas e fortalecendo a cena cultural através de parcerias em eventos, entre outras atividades. O período da ação vai até o dia 31 de maio. O formulário está disponível no site oficial da Administração, o https://www.noronha.pe.gov.br/turismo/recadastramento-cultural/

As categorias contempladas são música, dança, fotografia, audiovisual, artes cênicas, artes plásticas, arte visual, artesanato, literatura, cultura popular, pesquisa histórica, produção cultural, arte circense e eventos diversos. Os interessados podem incluir no formulário fotos, vídeos e todo material de divulgação do trabalho que eles realizam.

A intenção da Administração é expandir também o alcance dos artistas noronhenses para outros lugares, como explica Thallyta Figuerôa, administradora do distrito. “O nosso objetivo é fortalecer a cultura de Fernando de Noronha, levando a arte dos nossos artistas para fora da ilha. Já temos, inclusive, alguns produtores do continente interessados em conhecer o trabalho da população de Noronha. Então, a Administração vai fazer essa ponte, o intercâmbio, para popularizar a produção artística.”

Para André Portela, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, mostrar a riqueza cultural, valorizando e difundindo os saberes tradicionais do povo do arquipélago, tem grande potencial de negócios, principalmente na consolidação da cadeia produtiva da ilha.

“É um momento de alegria e de muita esperança para toda a população de Fernando de Noronha. Queremos recadastrar rapidamente todos os artistas da ilha, porque eles já estavam há algum tempo esquecidos pelas ações do distrito”, destaca.

Ainda de acordo com o superintendente, o primeiro movimento nesse sentido foi realizar o Carnaval deste ano com uma programação musical que contou, em sua totalidade, com cantores locais, algo inédito até então. “De muito orgulho para nós. Queremos apresentar para o Brasil e o mundo o movimento cultural de Fernando de Noronha. A nossa ideia é que, em todos os eventos de grande porte, a gente consiga mostrar o portfólio desses artistas, o que o noronhense produz culturalmente, para incluí-los nas ações da Administração”, disse.

Mais informações sobre o recadastramento podem ser obtidas através do WhatsApp (81) 99921-8672 ou diretamente na sala da Superintendência de Turismo, no Palácio São Miguel.

Compartilhe esta postagem