Aluna da Erem Arquipélago de Noronha passa em 1º lugar no curso de Engenharia Ambiental da UFRPE

Aluna da Erem Arquipélago de Noronha passa em 1º lugar no curso de Engenharia Ambiental da UFRPE

Estudante ainda está no 3º ano do Ensino Médio e participa de ações de incentivo à continuidade, como o Projeto Nas Ondas do Saber

A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Educação, vem executando várias ações que incentivam e preparam os alunos para a continuidade dos estudos. O resultado do trabalho educacional desenvolvido na ilha está dando frutos, como a aprovação em 1º lugar da aluna da Escola de Referência Arquipélago, Luna Moreno, de 17 anos, que estuda em Noronha desde o Maternal e, agora, vai cursar Engenharia Ambiental na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Luna é aluna do 3° ano e fez o Enem com o objetivo de ganhar experiência quando ainda estava no 1° e no 2° ano. Sua aprovação veio antes de concluir o Ensino Médio, o que lhe dá direito a cursar a universidade sem a necessidade de terminar o último ano. A estudante atribui a sua aprovação ao estímulo de sua família e aos educadores que passaram pela sua vida escolar.

“É uma grande realização pra mim, um orgulho imensurável, após tanto esforço. Minha vida escolar vem sendo feita inteiramente nas instituições do arquipélago, do Maternal ao Ensino Médio! Muito grata em ter estudado em lugares tão especiais e poder mostrar aos estudantes de Noronha e do Brasil que o ensino público merece reconhecimento”, destaca.

Ainda segundo Luna, a educação de Noronha teve um enorme papel nessa conquista, juntamente com uma grande estrutura familiar, muita dedicação e determinação, também fora do âmbito escolar.

Participante do projeto Nas Ondas do Saber, desenvolvido pela Superintendência de Educação, em parceria com o Saber Viver e o Núcleo, colégios privados do Recife, Luna aproveitou as aulas de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas dez disciplinas que são oferecidas. O estudo é reforçado por um cursinho on-line e cerca de três horas diárias em casa, com lazer nos finais de semana.

Para o superintendente de Educação, Amaro Miguel, o trabalho e a união de esforços derruba a barreira geográfica enfrentada por Fernando de Noronha, mas reforça que, em nenhum momento, representa uma impossibilidade de transformar um sonho em realidade. “A prova do resultado do nosso trabalho e união são os frutos colhidos por nossos alunos, e a estudante Luna é um exemplo de todo esse grande trabalho em conjunto, que tem sido realizado aqui na educação da ilha”, falou.

A Administração de Noronha continua a dar apoio e incentivo para que os estudantes continuem seus estudos. “O apoio da ADM não para com a aprovação do estudante na universidade. Oferecemos a Casa do Estudante de Fernando de Noronha como moradia no Recife, com todo conforto, alimentação de ótima qualidade e profissionais que ficam à disposição dos jovens, visando justamente seu bem-estar, para que tenham mais tempo para estudar e irem em busca de realizar os seus sonhos”, concluiu Amaro.

Texto: Patrícia Lyra

Compartilhe esta postagem