Administradora e superintendente de Educação de Fernando de Noronha participam do Piquenique Literário

Administradora e superintendente de Educação de Fernando de Noronha participam do Piquenique Literário

A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, e o superintendente de Educação, Amaro Miguel, estiveram participando, hoje (15), do Piquenique Literário, que aconteceu em frente à Biblioteca Pública Distrital, na Vila do Trinta, sob o comando de Guga Bezerra, coordenador de Práticas Leitoras. Essa edição está homenageando o Dia Nacional da Biblioteca (9 de abril), o Dia do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).

O evento reuniu várias crianças e familiares para um momento de contação de história, leitura livre, cantigas de roda, com o professor e músico Elton Felipe, além de brincadeiras populares e troca de aprendizados. “Sempre que posso, eu participo do Piquenique Literário. Aqui a gente lê, aprende, brinca e encontra os amigos. Eu adoro”, diz Ana Clara.

De acordo com Guga Bezerra, essa é uma grande oportunidade para que a população tenha acesso, o contato com a literatura, com as ilustrações, com o livro, bem como para praticar a oralidade. “Aqui, as crianças contam as lendas da ilha, histórias de sua infância. Já os jovens falam da sua história e do convívio aqui na ilha. Então é um espaço pra gente ler e também para trabalhar e fortalecer a tradição oral de Fernando de Noronha”, afirmou.

“Esses eventos são superimportantes para a preservação da cultura. É por meio das crianças que se inicia todo esse trabalho de educação, de construção e fortalecimento da tradição local, para que se perpetue de geração em geração”, disse Thallyta Figuerôa.

“O Piquenique Literário tem uma importância relevante porque não reúne apenas crianças, pois acaba envolvendo também as famílias e toda a comunidade em prol da educação e da cultura”, concluiu Amaro Miguel.

No final, os participantes receberam ovos de chocolate, como parte da Páscoa Solidária, uma iniciativa do ex-Mister Noronha 2020, Guilherme Freitas, que também criou a Escola de Surfistas no arquipélago.

 

Texto: Léa Renata

Fotos: Ray Evllyn

Compartilhe esta postagem