Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

20/12/2021 - Fernando de Noronha recebe o primeiro voo direto de São Paulo

Nesta segunda-feira (20), Fernando de Noronha recebeu o primeiro voo vindo direto de São Paulo, do aeroporto de Congonhas, operado pela companhia área Azul. A viagem, que não precisou de escala no Recife, durou em torno quatro horas, com a aeronave pousando no arquipélago por volta das 13h35 (horário local da ilha). A rota São Paulo-Noronha será diária, com decolagem da capital paulista às 8h35. No sentido contrário, o voo parte de Fernando de Noronha às 14h35 e chega ao Aeroporto de Congonhas às 17h35. A Azul disponibilizou para esse novo percurso o jato Embraer 195 E2, com capacidade para 134 pessoas, a maior aeronave comercial produzida no Brasil.


Além dos demais passageiros, a bordo da aeronave estavam o administrador de Noronha, Guilherme Rocha e o diretor Relações Institucionais da Azul Linhas Áreas, Marcelo Bento. Para Guilherme Rocha, a implantação da rota vai possibilitar benefícios para todos que frequentam a ilha. “É um voo que traz maiores oportunidades não só para o turista que vem nos visitar, com a diminuição no valor das passagens, mas também para os noronhenses. Porque com esse incremento, mais vagas vão ser abertas em outros voos para os moradores da ilha que estavam tendo dificuldade em conseguir passagens para visitar a família em Noronha”.

A Azul é a principal linha área que opera na ilha. A operadora, inclusive, montou mais um espaço no aeroporto para melhorar o atendimento ao público que vem direto de São Paulo. Marcelo Bento, Relações Institucionais da companhia área, entende que esta opção vai dinamizar o turismo na ilha, fomentando novas perspectivas com a facilidade das viagens. “Através dessa viagem direta mais gente vai poder conhecer a ilha, com menos tempo de voo e mais conforto. Além de ser um voo histórico por ser o primeiro dessa rota, está sendo possibilitado por ser uma aeronave brasileira de última geração. Só esse avião consegue fazer uma viagem assim, porque ele é muito econômico, com peso reduzido, e consegue operar nas condições do aeroporto de Noronha”.

São Paulo é o maior emissor de turistas para Fernando de Noronha. Neste ano, entre janeiro e novembro, a região Sudeste representou 50% do fluxo turístico, com 4.358 turistas, sendo São Paulo o líder, com 2458 turistas que desembarcaram na ilha em 2021.

Entre os turistas que chegaram no primeiro voo direto da capital Paulista, Sidney Cheung, bancário, falou sobre a emoção em fazer parte deste momento. “O voo foi excelente. O pessoal da empresa foi muito atencioso, sobretudo por ser um voo inaugural, além de ter sido muito mais prático para nós”. Para Janaína Viana, gerente de empresa, poder viajar até o arquipélago sem fazer escala foi um ganho de qualidade. “A gente teria que ir ao Recife, iria demorar mais. Então esse voo da Azul foi muito interessante”.

O empresário Tuca Sultanum, que tem pousadas na ilha, vê essa nova rota como algo muito importante para o trade turístico local. “É um grande sonho realizado. Essa é uma vontade nossa de muito tempo, porque facilitará a vinda de novos visitantes, como também vai desafogar os voos que param no Recife. Eu fiz questão de estar nesse voo inaugural. Como noronhense estou super feliz. Esse é um momento de comemoração e de alegria”. Da mesma opinião é o também empresário do trade turístico do arquipélago, Hayrton Almeida. “Aquele turista, por exemplo, que vinha de Porto Alegre, de outras capitais, que faziam escala para pegar voo em São Paulo e depois outra no Recife, não vai precisar fazer mais isso. Realmente vai melhorar muito. Só vem agregar e trazer outro patamar para o turismo de Fernando de Noronha”, destacou.

A nova rota, no entanto, só está sendo possível por conta da instalação neste mês do Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA), feito pela DiX Empreendimentos, responsável pelo aeródromo. São três tanques capazes de armazenar 200 mil litros de combustível de aviação.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados