Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

10/12/2021 - Secretário de Saúde dá início a mutirão para dose de reforço e anuncia outras ações em Noronha

Cumprindo agenda no Arquipélago de Fernando de Noronha nesta sexta-feira (10), o secretário estadual de Saúde, André Longo, a superintendente de Imunizações do estado, Ana Catarina, e o administrador da ilha, Guilherme Rocha, acompanharam a abertura do mutirão para aplicação da dose de reforço nos moradores da ilha na quadra da Escola Arquipélago. O mutirão vai ocorrer durante todo o final de semana. Nesta sexta a aplicação das doses vai até 21h. No sábado, das 8h às 21h, e no domingo, das 8h às 12h.


O secretário participou de outras ações que ocorreram na ilha nesta sexta, como a visita ao Hospital São Lucas para assinar a ordem de serviço para reforma da entrada principal e do estacionamento da unidade. A obra permitirá acessibilidade e a nova estrutura do estacionamento com a ampliação de vagas. O gestor também realizou a entrega de 11 equipamentos de ar-condicionado para a climatização de diversos setores do HSL. André Longo também visitou a Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos onde realizou a entrega de outros equipamentos de ar-condicionado, além de uma câmara para conservação de vacinas para o armazenamento de imunizantes.


Outra novidade que o secretário de Saúde André Longo anunciou na ilha, foi o centro de testagem fixo para detecção de casos da Covid-19 que vai funcionar no aeroporto do arquipélago. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. A estação começa a funcionar a partir da próxima segunda, das 11h às 16h.

"A população elegível para a dose de reforço são todas as pessoas acima de 18 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Esse intervalo foi autorizado em reunião pelo Comitê, como já vem sendo feito com as pessoas a partir de 55 anos e trabalhadores de saúde. Noronha já está com 100% da população adulta vacinada com duas doses e, atualmente, a população elegível está recebendo a dose de reforço", afirma Ana Catarina.

O objetivo do novo ponto é testar cerca de 20% dos turistas que saem da Ilha de Fernando de Noronha para que ocorra controle e rastreabilidade dos casos da doença."Dessa forma, caso o teste seja positivo, poderemos percorrer o caminho do vírus, onde todos aqueles contatos que estiveram próximos serão avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Também vamos encaminhar as amostras para sequenciamento genético", adianta André Longo



Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados