Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

30/11/2021 - Fernando de Noronha, em parceria com fabricante de produtos de limpeza, realiza ação sustentável

Pensando na conscientização ambiental e em melhores práticas de gestão do ambiente, a Superintendência de Meio Ambiente de Noronha, em parceria com a empresa ASA, indústria de produtos alimentícios e de higiene, iniciou mais uma ação nesta terça-feira do Programa Mundo Limpo. A finalidade é recolher o óleo vegetal de estabelecimentos da ilha e encaminhar para reciclagem, além de trocar os coletores (bombonas) antigos por novos.

O programa é responsável por realizar ações educativas visando a redução do impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado do óleo de fritura, através da coleta solidária, reciclagem e reutilização deste resíduo. As bombonas doadas tem capacidade de armazenar 50 litros de óleo.

“Esta ação é um ótimo exemplo de sustentabilidade, pois auxilia na preservação do meio ambiente, trazendo assim benefícios a toda a população. É muito importante a participação de todos os estabelecimentos que geram óleo vegetal, pois assim podemos garantir a gestão eficaz desse resíduo através do reaproveitamento”, afirmou a superintendente de Meio ambiente, Mirella Moraes.

O projeto também vai realizar o cadastramento de novos estabelecimentos (restaurantes, pousadas, entre outros) que tem a geração de óleo vegetal e que ainda não participam do programa. Quem faz a coleta do resíduo é a empresa Universo, enviando todo o óleo para o continente, aonde será reaproveitado. De lá, todo o líquido é enviado à Asa, que transforma o resíduo em sabão em barra. Todos os recursos arrecadados com a coleta do óleo é doado para a Fundação Alice Figueira, do hospital Imip, ajudando mulheres e crianças doentes.

De acordo a analista de programa Socioambiental da empresa Asa, Joane Souza, o Programa Mundo Limpo existe há 13 anos e surgiu a partir da escassez da borra de soja, uma das matérias-primas utilizadas para a fabricação de sabão em barra.

“Começamos a coletar o óleo de fritura usado a partir desta necessidade e até hoje o programa só traz benefícios, fazendo com que esses resíduos ganhem vida tornando outra matéria-prima. É muito importante que esse resíduo não vá para os aterros sanitários. Nosso intuito é fazer um trabalho de educação ambiental, conscientizando as pessoas para que separem o óleo usado e descartem no local ambientalmente correto”, disse Joane.


texto: Bruna Woolley

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados