Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

19/11/2021 - Fernando de Noronha se prepara para realizar provas do Enem


Na reta final para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Arquipélago de Fernando de Noronha se prepara para aplicar o teste aos estudantes da ilha. Este ano, o exame será realizado em dois domingos distintos (21 e 28 de novembro), por técnicos do Inep. Ao todo, Noronha tem 47 inscritos no Enem, sendo 23 alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio da Ilha (EREFEM). Os demais inscritos são moradores da ilha que estão aptos à fazer as provas do exame.

Nos dois dias, os portões abrem às 13h e fecham às 14h. No dia 21, a duração da prova será de 5 horas e 30 minutos, das 14h30 às 20h. No dia 28, a duração da prova será de 5 horas, das 14h30 às 19h30. Vale ressaltar que os horários das provas em Noronha estão adequados ao fuso horário de Brasília.

“Hoje, o Enem é a principal porta de entrada ao ensino superior no Brasil. É um momento crucial para os estudantes, pois alguns cursos exigem pontuações extremamente altas para a aprovação. Mesmo em um ano atípico, devido à pandemia, preparamos nossos alunos com todo conteúdo pedagógico que as provas demandam. Aos que alcançam a graduação, a Administração da ilha oferece moradia na Casa do Estudante, em Recife, com todo o suporte e segurança”, disse a superintendente de Educação, Rúbia Uchoa.

Segundo a gestora em Educação da EREFEM, Taynee Santos, a Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Educação da Ilha, deu suporte na preparação dos alunos para a realização das provas. “Fizemos um trabalho intenso com os nossos alunos e suas famílias para intensificar a importância da graduação, reforçando o suporte na preparação dos alunos para realizar a prova, trazendo professores renomados de Recife para ministrar aulões pré-Enem”.

No primeiro dia de aplicação da prova, o candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa. No segundo e último dia de aplicação da prova, o candidato responde 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas.

Em todo o Brasil, o Enem teve 3.389.907 de inscrições, sendo 3.321.016 para as provas impressas e 68.891 para as provas digitais. Em Pernambuco, foram 223.817 inscritos, distribuídos por 84 municípios e 820 locais de aplicação, ficando em 8º lugar no ranking de inscrição no país.

Texto: Bruna Woolley

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados