Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

27/10/2021 - Administração de Fernando de Noronha realiza ação de saúde bucal

O departamento de Saúde Bucal da Administração da ilha, em parceria com a Faculdade de Odontologia do Recife, iniciou a Semana de Busca Ativa de Lesões Orais e Câncer de Boca, nesta quarta-feira (27). As visitas domiciliares acontecem hoje e amanhã, com o objetivo de identificar pacientes que apresentem maior risco de lesão oral.

De acordo com a gestora de Saúde Bucal da Administração de Noronha, Yeda Vidal, essa ação tem por objetivo identificar quem tem mais predisposição para lesões orais que podem acarretar câncer. “Estamos desenvolvendo essa ação, pelos próximos dias, para fazer a identificação das pessoas que reúnem maiores condições de desenvolvimento de lesões na boca, como fumantes e os que trabalham muito expostos ao sol”.

A equipe de saúde bucal está atendendo em vários bairros da ilha. Seu Josuel Moura, proprietário de pousada, foi atendido hoje pela manhã e gostou muito da oportunidade de receber a vista em casa. “Está sendo ótimo essa pesquisa e o atendimento, principalmente porque as pessoas que precisam já são encaminhadas para o hospital”.

A ação também atenderá por demanda espontânea. As pessoas que já identificarem alguma lesão, principalmente as que não melhoram, poderão se dirigir ao Hospital São Lucas, na próxima sexta-feira (29), às 14h, para atendimento clínico.

Segundo a especialista em diagnósticos de doença de boca, Drª Fabiana Mota, a participação da população é muito importante na prevenção. “O câncer de boca tem cura se tiver um diagnóstico precoce. Então, a preocupação da Faculdade, junto com o serviço de saúde bucal da ilha, é realizar esse trabalho para que possamos tratar essas lesões o quanto antes. Os que estiverem nesse perfil, serão encaminhados para tratamento medicamentoso e, se for necessário, serão realizadas biópsias na sexta à tarde”.

Texto: Patrícia Lyra

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados