Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

23/09/2021 - Noronha retoma oficinas de compostagem suspensas desde o início da pandemia

Estão abertas as inscrições para oficina de Coleta Seletiva e Compostagem Doméstica, oferecida pelo projeto Jogue Limpo com Noronha. O objetivo da ação é estimular os moradores a fazerem a separação correta do lixo e, com os resíduos orgânicos, fazerem compostagem, transformando o lixo em adubo para hortas caseiras.
Serão 4 turmas, nos dias 27 e 28 de setembro, no turno da manhã, das 10h às 12h e, no turno da tarde, das 15h às 17h. As inscrições podem ser feitas, na sede do Centro de Geração e Renda da ilha, até meia hora antes do início das aulas.
Além das oficinas, o projeto tem ações de sensibilização com os moradores e empresários sobre a importância da coleta seletiva, além dos Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs), que são locais estratégicos para depósito de resíduos, cada um com quatro contentores, identificados pelas cores amarela (metal), vermelho (plástico), azul (papel) e verde (vidro), onde a população pode depositar o lixo corretamente.
Segundo o engenheiro agrônomo Roberto Passos, a medida em que os moradores transformam o lixo orgânico em compostagem, colaboram com a sustentabilidade do arquipélago e geram economia.
“Com o que ensinamos nas oficinas, os moradores ajudam a ilha tanto na destinação correta do lixo, como na economia com o transporte desses resíduos para o continente, pois aprendendo a fazer a coleta seletiva e a compostagem caseira, além do material chegar separado, a quantidade que vai para a Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos diminui, já chega separado, diminuindo a quantidade de lixo que precisamos mandar para o continente e consequentemente os custos dessa operação”, acrescentou.
O projeto Jogue Limpo com Noronha é uma parceria do Banco do Brasil com a  administração de Fernando de Noronha, através da diretoria de Infraestrutura e Sustentabilidade.

Texto: Patrícia Lyra

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados