Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

18/09/2021 - Fernando de Noronha comemora Dia Mundial da Limpeza com mutirão nas praias

Aconteceu nesse sábado (18) mais uma edição do Cleanup Day, evento realizado em todo planeta em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza das Praias e Rios.

Na ilha, a ação de coleta de resíduos aconteceu, simultaneamente, nas praias de Atalaia, Leão, Sueste e Air France, das 9h às 11h, recolhendo mais de 173kg de lixo, com a participação de aproximadamente 80 voluntários.

Além da limpeza, o objetivo da ação foi sensibilizar e despertar nos moradores e turistas a consciência da importância de  manter as praias limpas, preservando o meio ambiente.

“Foi muito importante a integração da comunidade local e dos turistas na ação, que faz parte de um evento de nível mundial, onde as pessoas se voltam  para a temática da limpeza das praias e da poluição causada pelos resíduos que nós mesmo produzimos”, falou a superintendente de Meio Ambiente da administração de Fernando de Noronha, Mirella Moraes.

A iniciativa de unir as ações de coleta de resíduos sólidos, que é feita sistematicamente na ilha, nessa data simbólica, foi da administração de Fernando de Noronha, através da superintendência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Projeto Golfinho Rotador, Projeto TAMAR, Aves de Noronha, Alma Solar, Neuronha, Marinha, ICMBio e Universo.

A Marinha do Brasil esteve presente na praia do Porto com uma equipe para fazer uma varredura minuciosa do local. Para o comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Noriaki Wada, a participação nesse evento é muito importante, pois Fernando de Noronha é um santuário ecológico privilegiado. 

“Nós temos a obrigação e a necessidade de mantermos essa referência para todo o resto do Brasil. Há pouco mais de um mês, tivemos correntes marítimas muito fortes que trouxeram lixo oceânico e sujaram muito as nossas praias. Então é muito importante que todos os órgãos envolvidos possam contribuir para a limpeza e manutenção desse santuário tão sagrado para o povo brasileiro e para humanidade.” Acrescentou o comandante.

Segundo Fabiani Vilela - educadora ambiental da administração de Fernando de Noronha a ação foi ótima e os voluntários estavam bem engajados. “A ação foi super válida porque, mais importante do que a quantidade de lixo recolhido, é chamar a atenção para a sensibilização das pessoas a respeito não só do lixo marinho, mas de toda a situação do lixo porque, para ele chegar ao mar, ele foi produzido por alguém, então esse resultado é o que vale muito a pena”.

O lixo recolhido foi para Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS) Universo e depois de separado será enviado  para o continente.

Texto: Patrícia Lyra

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados