Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

13/09/2021 - Administração de Noronha abre licitação para exploração comercial do Forte de Nossa Senhora dos Remédios

A Administração de Fernando de Noronha publicou no Diário Oficial do Estado o aviso de licitação para a concessão de uso da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios. O objetivo é transferir a gestão e manutenção do equipamento para a iniciativa privada por dez anos, tornando o espaço um polo com diversos serviços, incluindo lojas, cafés, livrarias, além de eventos e demais atividades que sejam atrativas para moradores e turistas.


A Sessão inaugural da licitação ocorre no dia 13 de outubro, às 10h, com oferta mínima a partir de R$ 148 mil reais mensais. Vence a empresa que apresentar o maior valor mensal. O edital da licitação está disponível na página eletrônica: www.licitacoes.pe.gov.br. Outras informações podem ser obtidas através do número: (81) 3182-9644.


A exploração de toda estrutura (cerca de 4 mil metros quadrados) deverá ser feita sob critérios pré-determinados pelo Iphan e Administração Distrital, por se tratar de um imóvel tombado, incluindo instalação de ar-condicionados, iluminação, rede de internet, telefonia, design das lojas, etc. A empresa vai precisar também montar uma programação anual que vise a difusão dos projetos, promovendo visitação e educação cultural permanente para ser aliada ao caráter histórico do Forte. O prazo de execução e início das operações começa a partir de 120 dias consecutivos após a assinatura do contrato, tempo necessário para a preparação e o funcionamento das atividades comerciais no Forte dos Remédios.

“A utilização comercial do Forte dos Remédios vai possibilitar uma maior interação dos turistas e da comunidade com um local tão importante e necessário para Fernando de Noronha, oferecendo melhores condições de visitação aos frequentadores. O Forte tem um enorme potencial turístico e econômico para a ilha. Então, nada mais natural que esse uso comercial aconteça, mas com todos os cuidados que a edificação precisa ter, justamente por ser um local secular e protegido. Noronha vai poder agora contar com mais esse atrativo cultural. A medida vai permitir ainda que a Administração utilize os recursos para o desenvolvimento da infraestrutura da ilha”, disse Guilherme Rocha, administrador do arquipélago.


Local importante para a história noronhense, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios é frequentada diariamente por pessoas que buscam o lugar para a contemplação privilegiada da natureza. Localizada na Vila dos Remédios e datada do século 18, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) em 1961 e faz parte do Conjunto Histórico Tombado do arquipélago, protegido desde 2017. Desde a sua construção, em 1737, o Forte dos Remédios sofreu várias intervenções e ampliações. Recentemente o Iphan fez uma obra de requalificação no local, com a recuperação dos espaços originais, a reconstrução da capela e a implantação de banheiros, que não existiam, entre outras melhorias.

Texto: Ney Anderson
Foto: Álvaro Avelar

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados