Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

02/09/2021 - Noronha retoma projeto de saúde bucal

A administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência em Saúde, retomou o projeto Aliança Por Um Sorriso, que estava suspenso devido à pandemia. A ação iniciou nesta quinta-feira (02) e vai até a terça-feira (07) no Hospital São Lucas, a partir das 14h. O projeto é um trabalho voluntário que possibilita a doação de próteses dentárias para moradores de Fernando de Noronha.

“Através do projeto é possível devolver ao paciente a função mastigatória, estética e fonética, especificamente a quem não tem condições de viajar e fazer uma prótese fora da ilha, seja morador ou pessoas que estejam trabalhando no Arquipélago. É fundamental também para as pessoas que não tem o poder aquisitivo tão alto para custear uma prótese”, afirma a Gestora de Saúde Bucal Yeda Lima.

Para a receber a prótese, todos os pacientes são selecionados pela equipe de Saúde Bucal da Ilha. Já para a cirurgia de implantes dentários, quem avalia é a cirurgiã dentista. Cerca de 20 pacientes, que já tinham feito a moldagem previamente na ação passada, vão receber a prótese esta semana e 20 pacientes serão selecionados para a moldagem durante a ação. Também serão indicadas 4 pessoas para a realização de cirurgia de implante dentário.

O projeto Aliança Por Um Sorriso, ocorre em Noronha desde 2018 com a ida de profissionais em saúde bucal de São Paulo. A cada semana de trabalho do projeto são entregues em torno de 20 próteses, realizadas 20 moldagens e feito aproximadamente 4 implantes dentários. Quem coordena a ação é a dentista e voluntária Andreia Manetta Molez.



Texto: Bruna Woolley

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados