Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

07/07/2021 - Fernando de Noronha vai antecipar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca

A população de Fernando de Noronha vai ter a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca antecipada de 90 para 60 dias. A decisão visa acelerar o processo de imunização na ilha, que já tem 99% da população vacinada com a primeira dose. A antecipação foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), considerando que a orientação é de um intervalo de 4 a 12 semanas para este imunizante. No arquipélago, 20% da população já tomou as duas doses da vacina. Com a antecipação, a expectativa é que até agosto, 100% da população esteja completamente imunizada.

“Com a decisão tomada na segunda-feira pelo Comitê Estadual de Saúde, e homologada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi diminuído o intervalo de tempo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca, autorizando a fazer a partir de sessenta dias. Então, quem tomou a primeira dose da AstraZeneca nesse período em diante, já pode ir no Posto de Saúde da Família para receber a segunda dose”, destaca Fernando Magalhães, superintendente de Saúde do distrito.

Com o mutirão que foi iniciado no mês de junho, quando começou a vacinação em massa na ilha, a aplicação da segunda dose estava programada para setembro. Agora, a nova etapa da vacinação em massa será em agosto. “Nós vamos fazer igual à primeira fase. A semana toda, na quadra da Escola Arquipélago, vacinando esse grupo. A ideia é que nós cheguemos no final do mês de agosto com mais de 99% da nossa população imunizada em duas doses. É importante lembrar que a imunização efetiva se dá 28 dias após a segunda dose, então é necessário seguir o protocolo de uso de máscaras, higienização e distanciamento social”, diz Fernando Magalhães.

Há ainda um resquício de menos de 1% de pessoas que não foram vacinadas na ilha. São aquelas que tiveram a Covid-19 e estão esperando o tempo correto para se vacinar, ou estão fora do arquipélago e, no retorno à Noronha, irão receber o imunizante. Um fator positivo é que 85% da população noronhense foi vacinada com a AstraZeneca. As pessoas que tomaram Coronavac e Pfizer faltam muito pouco para terem os 100% de imunização total.
“Com mais gente imunizada, a taxa de transmissão (ou exposição) viral é diminuída consideravelmente. Isso vai dar mais segurança ao morador, mas também ao turista que entra na ilha todos os dias. Então, dessa forma, poderemos pensar em novas estratégias ”, destaca Fernando.

No Estado de Pernambuco, cidades como recife e Jaboatão, já acataram a decisão do Comitê e vão realizar antecipação das doses da AstraZeneca.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados