Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

05/06/2021 - Dia Mundial do Meio Ambiente

Criado em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo sensibilizar as pessoas a respeitarmos o Planeta Terra, grande ecossistema em que vivemos, e para protegermos o Meio Ambiente, do qual somos parte.

Em 1972 ocorreu um evento das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. Esse evento ficou conhecido como Conferência de Estocolmo. Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, a qual estabeleceu princípios que visam à proteção do meio ambiente, e tem como objetivos específicos:

• Mostrar o lado humano das questões ambientais;
• Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
• Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos moldem suas atitudes em relação ao uso dos recursos naturais e sobre as questões ambientais;
• Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.

A data é importante para nós, enquanto sociedade, para lembrar e divulgar informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e nos sensibilizar a adquirir uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da conservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o Ambiente, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável - o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações em atenderem suas próprias necessidades (Relatório Brundtland - Nosso Futuro Comum).

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é “Restauração de Ecossistemas'‘, onde o Paquistão será o anfitrião global da data. O Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. A Restauração de Ecossistemas pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas.

Sabemos que os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no Meio Ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam negativamente e de modo irreversível a Terra.

Nunca foi tão urgente reviver os ecossistemas danificados como é agora. Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem, mais saudável será o planeta - e seu povo. A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Pode ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Só terá sucesso se cada um desempenhar seu papel.

Prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo, é um papel de todos. Essa é a geração que pode fazer as pazes com a natureza.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados