Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

17/05/2022 - Fernando de Noronha comemora a Semana Nacional dos Museus

Para comemorar a 20ª Semana Nacional dos Museus, a ilha de Fernando de Noronha vai realizar uma série de ações, entre oficinas e exposição, no período de 18 de maio a 18 de junho, no Projeto Tamar e no Palácio São Miguel. O evento é uma realização da Administração da ilha, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes. As oficinas serão voltadas para estudantes do Centro Integrado de Educação Infantil CIEI Bem-Me-Quer e da EREM Arquipélago. Já a exposição vai ser aberta ao público geral.

A exposição de artes plásticas com o tema “Noronha em Grandes Formatos”, do artista Luiz Jasmim, vai contar com 10 painéis que expressam, através da imagem, o encanto da ilha. A Oficina de Educação Patrimonial, destinada aos estudantes da ilha, vai contar com rodas de conversas, jogos (tabuleiro e quebra-cabeça) brincadeiras, troca e vivência com momentos de conhecimento. Também vai acontecer uma visita guiada na Vila dos Remédios (igreja dos Remédios, Memorial Noronhense, Forte dos Remédios) para conhecer a história de Noronha.

Neste ano, o tema proposto para a semana comemorativa é o “Poder dos Museus”, que objetiva realizar uma reflexão sobre a importância e o valor desses espaços e de suas funções como incentivadores de conhecimento, trazendo informações relacionadas à história, meio ambiente e cultura de Noronha.

“Comemorar a Semana Nacional dos Museus é de extrema importância para o arquipélago, uma vez que a ilha é cercada de história. As atividades vão promover conhecimento e aprendizagem, destacando a valorização da memória histórica e cultural insular para as crianças e jovens de Noronha”, disse a superintendente de Turismo, Giovanna Rodrigues.


A iniciativa, que acontece em todo Brasil, é uma temporada cultural para celebrar o Dia Internacional do Museu, comemorado no dia 18 de maio. Entre os eventos, estão shows, peças teatrais, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livro, workshops e festivais. Na programação deste ano, há 877 museus participantes e 2.587 eventos cadastrados. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados.

Texto: Bruna Woolley

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados