Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

28/04/2021 - Ação no aeroporto de Noronha alerta turistas sobre a obrigatoriedade do uso de máscara

A administração de Fernando de Noronha, em parceria com a Vigilância em Saúde e Polícia Militar de Pernambuco, iniciou na tarde desta quarta-feira (28), no aeroporto Carlos Wilson, uma ação de conscientização sobre o uso obrigatório de máscara. O objetivo é alertar os visitantes que desembarcam na Ilha sobre essa determinação do protocolo para o turismo.

“Muitas pessoas têm circulado na ilha sem máscaras, principalmente os turistas, o que ocasiona uma variação nos resultados dos casos de Covid-19. Devido a isso, surgiu a ideia de começar a ação pelo aeroporto, para fazer o alerta assim que o turista chega ao arquipélago. Dessa forma, o visitante vai ter o conhecimento de que será fiscalizado durante todo o período em que estiver na ilha”, afirma o superintendente de Saúde, Fernando Magalhães.

O alerta é feito no salão de desembarque, enquanto os turistas apresentam os exames exigidos pelo protocolo de entrada. Com um microfone, um funcionário da Vigilância em Saúde explica que o uso obrigatório de máscara de proteção pelas pessoas que transitam em locais públicos é uma norma estabelecida por Decreto Estadual. O aviso ainda chama atenção para as penalidades legais previstas no Decreto, além de tirar as dúvidas mais frequentes sobre o protocolo.

“É muito importante utilizar a máscara para prevenir o contágio, pois é uma doença séria e muito desconhecida. Precisamos tomar vários cuidados a todo momento. Esse alerta é fundamental, pois questões referentes a saúde precisam ser divulgadas”, disse o turista de Belo Horizonte, Leandro Garcia.

De acordo com o comandante da PM, major Souza Júnior, de janeiro abril deste ano, 28 pessoas foram penalizadas por descumprirem o Decreto. “Devido a desobediências de alguns, estamos intensificando as fiscalizações com auxílio até da própria comunidade, com denúncias de pessoas que andam na rua sem máscara. Essas ações vão reforçar as normas e reduzir o número de pessoas que descumprem o decreto”, alerta o major.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados