Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

13/11/2020 - Escola de Fernando de Noronha preparada para justificativa de voto

Por ser um distrito estadual, a ilha de Fernando de Noronha não tem eleição para prefeito e vereadores mas, neste domingo (15), a quadra da escola Arquipélago estará aberta para as justificativas de ausência de voto, tanto de moradores que não fizeram transferência do domicílio eleitoral, quanto dos turistas e trabalhadores que estiverem na Ilha. A quadra será liberada para as justificativas das 7h às 17h, no horário local. O atendimento preferencial será das 7h às 10h para idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Para justificar a ausência do voto, é preciso levar um documento oficial com foto, título de eleitor e caneta.

“Cada eleitor precisa trazer a sua caneta para preencher o seu formulário, pois devido a pandemia, não iremos disponibilizar a mesma. A equipe que vai trabalhar nas eleições vai receber um kit de proteção com máscara, protetor facial e álcool em gel”, orienta a responsável pelo cartório eleitoral de Noronha, Edleuza Santos.

A população de Fernando de Noronha vota a cada quatro anos para escolha de presidente, governador, senadores, deputados e conselheiros distritais. O arquipélago será o primeiro lugar do país a iniciar as justificativas devido ao fuso horário.

Os eleitores têm três opções para justificarem a ausência do voto: podem ir até a escola, fazer pelo e-Título ou deixar para justificar a ausência depois. O e-Título é um aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite o acesso de forma rápida e simples às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Ele pode ser baixado gratuitamente. Através do GPS, ele é capaz de identificar se o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados