Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

26/10/2020 - Fernando de Noronha passa a contar com serviços do INSS na ilha

Os cidadãos noronhenses agora contam com mais facilidade para acessar os serviços previdenciários. Nesta segunda-feira (26), a Administração de Noronha firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), representado pela Gerência-Executiva Recife. O objetivo é disponibilizar na ilha um espaço para acolher requerimentos direcionados ao INSS e facilitar o acesso das pessoas às demandas relacionadas a assuntos de natureza previdenciária, de forma segura e rápida, através do compartilhamento de bases de dados do sistema específico implantado para esta função.



Com a iniciativa, a população poderá solicitar benefícios previdenciários, assistenciais e do seguro-defeso do pescador artesanal, (exceto benefícios por incapacidade como auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez), Certidão de Tempo de Contribuição, revisão de benefícios, certidões variadas, recurso, atualizações para manutenção de benefício, entre outros serviços relacionados ao INSS, na modalidade de atendimento à distância, através de sistema eletrônico.



“Esse Acordo de Cooperação Técnica tem por objetivo facilitar a vida da comunidade noronhense, das pessoas que precisam realizar os serviços junto ao INSS, evitando o deslocamento para o Recife, encaminhando as demandas na própria ilha. Os serviços serão disponibilizados na Casa de Cidadania e Justiça, de segunda a sexta, das 9h às 17h”, diz Felipe Campos, superintendente Jurídico do arquipélago.



A expectativa é de que a população possa começar a utilizar os serviços a partir do dia 16 de novembro. A reunião que firmou acordo ocorreu no escritório de apoio da administração, no bairro de São José, com as presenças do administrador da ilha, Guilherme Rocha, do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Erick Simões, do superintendente regional do INSS, Marcos de Brito Campos e de Denise Martins, gerente-executiva do INSS no Recife.



“É com grande satisfação que estamos aqui hoje assinando esse termo de cooperação técnica entre o INSS e Administração da ilha. A partir de agora todos os noronhenses podem ter o serviço do INSS em uma agência digital que será instalada na ilha. Então, toda a população ganha e todos os segurados vão ter acesso aos serviços do INSS”, comemorou Marcos de Brito Campos, superintendente regional do INSS.



Duas servidoras públicas vinculadas à administração da Ilha de Fernando de Noronha já receberam treinamento na agência do INSS no Recife sobre o Sistema de Agendamento (SAG) Externo para auxiliar a população na preparação e acompanhamento dos requerimentos de serviços. A capacitação foi ministrada pela chefia do Serviço de Atendimento (SERAT) do Instituto.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados