Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

01/10/2020 - Noronha passa a fazer o recolhimento de resíduos volumosos e de podas sob demanda

Pensando no bem-estar da população da ilha de Fernando de Noronha e na melhoria da qualidade ambiental e de vida de moradores e visitantes, a Administração Distrital vai dar início a uma ação permanente para deixar o arquipélago mais limpo. A partir do dia 10 de outubro a coleta de resíduos volumosos e de podas devidamente autorizadas será feita sob demanda. Ou seja, será necessário solicitar para a Diretoria de Infraestrutura do distrito o recolhimento do material, que vai ser feito em dias específicos. Os materiais deverão estar devidamente acondicionados em contentores flexíveis (sacos resistentes), conhecidos como big bags, de forma a não contaminar o meio ambiente e facilitar a retirada.

A administração trabalha com um calendário de coleta seletiva, que é executada pela empresa Universo Empreendimentos, que faz a coleta de orgânicos, rejeitos e poda, produtos recicláveis e volumosos em dias alternados. A coleta sob demanda vai ser feita justamente respeitando os dias próprios para os descartes dos resíduos. Segundas, quartas e sextas são recolhidos os lixos volumosos, como móveis, eletrodomésticos, pneus, sucatas etc. Terças e quintas são reservadas para a remoção das podas. Para os resíduos da construção civil, compostos por tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, azulejos, tubulações, entre outros, para fins de conformidade legal, é necessário que o gerador observe as recomendações que constam na licença da obra.

A solicitação deverá ser feita no mínimo com 72h de antecedência, por meio do número do WhatsApp (81) 9488-4425, da Diretoria de Infraestrutura, informando os seguintes dados: nome, CPF, tipo do resíduo, volume aproximado e localização. No dia informado para o recolhimento, a pessoa deverá acondicionar adequadamente o lixo, sem obstruir ou ocupar calçadas, vias e áreas públicas. No caso de resíduos de poda, somente vão ser coletados as que foram feitas com autorização da Superintendência de Meio Ambiente, que deve ser solicitada previamente à execução do serviço, conforme orientações que constam em: https://drive.expresso.pe.gov.br/s/xca0hYLTZHnBR3n

A nova ação de limpeza urbana da ilha é para garantir que nenhum material fique nas vias sem ser recolhido, ocasionando risco para a saúde das pessoas, por conta da proliferação de doenças, poluindo o meio ambiente e atrapalhando o tráfego dos pedestres e veículos.

“Estamos com um volume enorme gerado de resíduos e não temos condições de atender da forma que estamos fazendo atualmente. Então, pensamos que o recolhimento sob demanda vai dinamizar o trabalho e garantir que possamos atender de maneira mais organizada, rápida e sem causar nenhum tipo de transtorno para o cidadão noronhense e também para o turista, deixando a ilha cada vez mais limpa e organizada”, diz Artur Gusmão, diretor de Infraestrutura e Obras do arquipélago.

A Administração de Fernando de Noronha tem adotado medidas para garantir a conservação do meio ambiente da ilha e do seu rico ecossistema, todas em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre outros requisitos legais.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados