Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

21/07/2020 - Fernando de Noronha ganha projeto Cantos de Leitura

Foram iniciadas em Noronha as obras para a implantação do projeto Cantos de Leitura. O espaço de interação social e biblioteca, com um acervo de 1.200 novos livros, está sendo construído em uma área do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-me-Quer, na Vila do Trinta, e irá atender a 220 crianças, de até cinco anos, matriculadas na creche do arquipélago. O projeto, da Rede Educare, tem o patrocínio da Ball Corporation, via Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, e deve iniciar as atividades na ilha em outubro.

Esse será o 13º Cantos de Leitura patrocinado pela Ball no Brasil. Além da doação de livros e ambientação do local, o espaço contará com uma capacitação para os 71 funcionários da instituição. A capacitação abordará os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do espaço, para que os profissionais da instituição possam apresentar as histórias literárias de forma criativa, despertando o interesse dos alunos e agregando valor à prática educacional já realizada no centro de educação infantil.

Fernando de Noronha foi escolhida pela empresa Ball porque a ilha vem colocando em prática iniciativas bastante sérias voltadas para a construção de um ambiente mais sustentável, como a implantação do decreto plástico zero e o estabelecimento da meta de carbono zero. "Estaremos juntos com Noronha pois a ilha, com toda a sua riqueza ambiental, é um espaço incrível para que pessoas de todo o mundo possam experimentar cada vez mais o turismo sustentável. E a Ball, por produzir a embalagem mais amiga do meio ambiente, acredita que essa experiência só pode ampliar o consumo consciente", afirma Estevão Braga, Gerente de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul. Segundo ele, o Cantos de Leitura é parte de um projeto maior da empresa com a ilha.

“É de extrema importância a parceria que estamos fazendo. A administração cedeu o espaço e a obra será feita com recursos da empresa Ball, uma das maiores fabricantes de embalagens sustentáveis de alumínio do mundo. Portanto, o aspecto ambiental, da sustentabilidade, estará presente no desenvolvimento do projeto com as crianças. A leitura é fundamental para a compreensão do mundo. E, aliada com a responsabilidade com o meio ambiente, ainda mais para quem vive em uma ilha no meio do oceano, ganha um peso ainda maior”, comemora o administrador de Noronha, Guilherme Rocha.

Ao investir na educação e na cultura, o Cantos de Leitura contribui com comunidades para a geração de novos leitores e criação de um espaço para sociabilização. Faz dos livros uma ponte para possibilitar que seus leitores vejam o mundo de uma nova forma. "A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram acesso a livros em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Sobre a Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens para clientes de bebidas e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços, principalmente para o governo dos EUA. A companhia e suas subsidiárias empregam 17.500 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US $ 11,5 bilhões em 2019. Na América do Sul a empresa conta com 10 fábricas no Brasil, uma no Chile, uma na Argentina e duas no Paraguai. Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o Vá de Lata – movimento que conscientiza a população sobre as vantagens das latinhas – no Instagram e Facebook.

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 12 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de impacto social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas. Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados