Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

08/06/2020 - Dia Mundial dos Oceanos

Após ter comemorado o Dia do Meio Ambiente, em uma semana com diversas atividades virtuais, a Superintendência de Meio Ambiente de Fernando de Noronha celebra nesta segunda-feira (8), a partir das 9h, o Dia Mundial dos Oceanos. A ação é no mesmo formato da Semana de Meio Ambiente, com texto e vídeo disponíveis no site oficial da Administração (www.noronha.pe.gov.br). Na ocasião, o Oceanógrafo noronhense Tulio Rabelo fala sobre a importância dos oceanos e dos serviços ecossistêmicos marinhos para Noronha e sobre o que se pode fazer no dia-a-dia para ajudar a cuidar deste importante ambiente.

Os serviços ecossistêmicos são os benefícios que a natureza oferece para a sociedade, sendo importantes para o bem-estar humano e para a economia. Em Fernando de Noronha é possível identificar diversos exemplos desses serviços, como: a pesca e o consumo de pescado, a qualidade de vida possível em uma ilha que ainda mantém níveis adequados quanto à qualidade ambiental (ar puro, água limpa, vegetação saudável e fauna diversa), o apreço pelas atividades de lazer, recreação e esporte junto ao mar, o uso das paisagens marinhas como fonte de inspiração para a arte e a exploração do turismo de sol e mar como principal atividade econômica. O mar viabiliza ainda a navegação, que permite a chegada de suprimentos, como combustíveis, alimentos e demais insumos para a comunidade noronhense.

Existem quatro categorias de serviços ecossistêmicos: serviços de provisão ou abastecimento, que são os produtos que as pessoas obtém da natureza (alimentos, água, madeira, petróleo e outros recursos minerais, plantas medicinais, entre outros); serviços de regulação, que são os benefícios que as pessoas obtém da regulação do ambiente feita pelos ecossistemas e/ou seres vivos (regulação do clima, manutenção da qualidade do ar e da água, controle de desastres naturais, fertilidade do solo, controle de doenças e pragas, sequestro de carbono - processo de remoção de gás carbônico da atmosfera pelas plantas que, por meio de fotossíntese, capturam carbono e produzem oxigênio, entre outros); serviços culturais, que são os benefícios que as pessoas obtêm do contato com a natureza, que contribuem para sua cultura e bem-estar (identidade cultural, beleza cênica, preservação da paisagem, inspiração para cultura, arte e design, lazer e recreação, valor científico e educacional dos ecossistemas, entre outros); e serviços de suporte, que são funções necessárias para que outras atividades existam (formação de solo e habitats, polinização, produção de oxigênio, ciclagem dos nutrientes – processo de transferência de nutrientes do solo ou da água para as plantas e destas para o solo ou água novamente, entre outros).

De acordo com a superintendente de Meio Ambiente, Daniele Mallmann, a degradação dos oceanos e ecossistemas associados prejudica o seu funcionamento, reduzindo a sua capacidade de prestar os serviços da forma correta e necessária. "Desenvolver a cultura oceânica, isto é, a noção da influência dos oceanos na nossa vida e da nossa vida nos oceanos, é o primeiro passo para uma relação mais sustentável. E é especialmente importante numa sociedade insular oceânica, como Fernando de Noronha. Daí a importância de lembrarmos deste Dia Mundial dos Oceanos", disse Daniele.

No contexto de uma ilha oceânica, como é o caso de Fernando de Noronha, os serviços ecossistêmicos prestados pelo oceano e ambientes associados são determinantes para a formação da identidade cultural e para a manutenção do modo de vida da comunidade.
Segundo o oceanógrafo Túlio Rabelo, os oceanos são os grandes responsáveis por fornecer grande parte do oxigênio na atmosfera. Para refletir sobre a importância dos oceanos na vida de cada um, basta pensar em como seria a vida sem os ambientes litorâneos e todos os serviços prestados por eles: como isso impactaria na sua alimentação? O que você faria nas horas vagas, como lazer e recreação? Como seria a qualidade do ar que você respira? Quais seriam a inspiração e o cenário para as fotos que você tira? Sua atividade profissional e sua fonte de renda seriam as mesmas? “Desta maneira, fica mais claro como os serviços ecossistêmicos são importantes para todos e como eles influenciam no modo de vida das pessoas. É importante termos em mente que estes benefícios somente são possíveis em ambientes saudáveis e equilibrados. A reflexão que eu trago é modificar as relações com o meio ambiente, respeitando a natureza, utilizando os oceanos ao nosso favor de maneira extremamente saudável e benéfica.”, afirma Túlio.


ASSISTA AO VÍDEO:

Túlio Rabelo

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados