Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

04/06/2020 - Enfrentamento às Mudanças Climáticas

Enfrentar as mudanças climáticas é um dos principais desafios da atualidade e tema do quarto dia da Semana do Meio Ambiente. Pensando nessas mudanças e nos impactos negativos que elas geram ao planeta, a administração de Fernando de Noronha, vem realizando ações para diminuir esses impactos no Arquipélago, como é o caso do Programa Noronha Carbono Zero, em acordo com o Programa de Sustentabilidade de Fernando de Noronha (Noronha +20), que tem uma agenda voltada para o assunto.


Neste contexto, o Programa Noronha Carbono Zero, tem o objetivo de reduzir e compensar seus impactos relacionados às emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), especificamente àqueles que possuem Carbono em sua composição, como os emitidos por carros movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. O programa proíbe, a partir de 2022, a entrada desses veículos na ilha. Já a partir de 2030, a circulação desses automóveis estará proibida, somente podendo circular no arquipélago transportes elétricos. O Programa prevê diversas outras ações nos setores de energia, transportes e mobilidade urbana, resíduos e saneamento e desenvolvimento urbano.


"Com o Noronha Carbono Zero, estamos elaborando um plano de ação que vai zerar a emissão do carbono na ilha até 2030. É um projeto importantíssimo para que a gente comece a pensar nas gerações futuras, através da preservação do meio ambiente. Quando finalizado, sua execução permitirá que estas emissões sejam neutralizadas", disse Guilherme Rocha, Administrador da Ilha.


Devido às atividades humanas, especificamente àquelas que produzem os GEEs, o aumento da temperatura média global é acentuado, causando ainda o aquecimento dos oceanos, a redução das calotas polares e o degelo. Essas alterações têm sido aceleradas ameaçando a existência de ecossistemas e a sobrevivência de espécies, inclusive a humana. Para a Superintendente de Meio Ambiente, Daniele Mallmann, em todo o mundo, as ilhas oceânicas estão entre os ambientes mais afetados pelas mudanças climáticas.

“Particularmente em Fernando de Noronha, devido à matriz energética predominantemente termelétrica e à elevada dependência do continente, tem-se uma elevada pegada de carbono associada, que precisa ser reduzida tanto quanto possível. Foi neste intuito que se deu a criação do Programa Carbono Zero. "


No Estado de Pernambuco, a Lei Estadual nº 14.090/2010 e o Plano de Mudanças Climáticas, somam esforços necessários para a adaptação da população à mudança do clima atual e para a redução das concentrações dos gases de efeito estufa na atmosfera, assegurando o desenvolvimento sustentável. Para evitar esses danos ambientais que ameaçam a vida do planeta, é preciso seguir algumas dicas essenciais, como: economizar água e energia sempre que possível; reduzir ou evitar, mesmo que por um dia na semana, o consumo de produtos de origem animal; sempre que possível, evitar o uso de veículos a combustão ou utilizar meios de locomoção não poluentes, como as bicicletas, por exemplo; se for possível, produzir seu alimento ou optar por alimentos produzidos na Ilha; compostar seus resíduos orgânicos e separar os recicláveis, respeitando o calendário de coleta.

Abaixo, Luiza Sampaio (WWF-Brasil) e Sérgio Xavier (Desenvolvedor de ações do Projeto Circularis), falam sobre a importância do enfrentamento às mudanças climáticas e como o Programa Noronha Carbono Zero pode contribuir neste sentido em Fernando de Noronha.


Amanhã(5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, será o encerramento da ação, que terá como tema "O Combate ao Lixo Marinho". A programação desse dia contará com uma oficina virtual de confecção de coleções de lixo marinho e depoimentos dos profissionais: Guilherme Rocha (Administrador Geral da Ilha), Fabiane Vilela (Educadora Ambiental da EREFM), Mônica Costa (Profa. Dra. da UFPE/DOCEAN), Juliana Poncioni (Diretora da Parley), Rafael Pinheiro (Colaborador da Alma Solar) e Túlio César (Coordenador do Minuto Noronha).

VEJA OS VÍDEOS:

Sérgio Xavier

Luiza Sampaio

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados