Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

03/06/2020 - Sustentabilidade e Turismo em Fernando de Noronha

A Importância da Sustentabilidade e do Turismo em Fernando de Noronha é o terceiro tema da Semana do Meio Ambiente. Por se tratar de um paraíso e destino desejado por pessoas do mundo todo, a Administração da Ilha vem estimulando a adoção dos devidos cuidados ambientais com o Arquipélago. O isolamento social, em virtude da pandemia do novo coronavírus, cessou temporariamente o fluxo turístico, principal atividade econômica, em Fernando de Noronha, o que resultou em cenários de praias vazias, águas claras, areias brancas e biodiversidade abundante. Não só na ilha, mas em diversas localidades do mundo.


A ausência do turismo possibilitou à natureza demonstrar a sua capacidade de recuperação, assim como permitiu que a sociedade refletisse em como a sua presença pode ser impactante para os ambientes naturais. Essas razões permitem repensar e reavaliar atividades como o turismo, por exemplo. Em vez de um modelo de turismo massivo, associado à degradação ambiental e cultural, é primordial que seja adotado um modelo ambientalmente mais amigável e seguro em termos sanitários.


O cuidado ambiental ao desenvolver atividades econômicas em Fernando de Noronha, entre as quais se destaca o turismo como a principal, sempre foi indispensável. Por causa das características naturais da Ilha como o isolamento geográfico, estrutura reduzida, elevada sensibilidade ambiental e notável biodiversidade, o setor deve manter os devidos cuidados ao atender simultaneamente as necessidades dos turistas e da comunidade, protegendo os recursos naturais do desequilíbrio. Caso contrário, o esgotamento e as oportunidades para o turismo no futuro sofrerão consequências irreversíveis.


Com base na manutenção do equilíbrio ambiental e da identidade cultural que qualificam Noronha como destino, o turismo focado na sustentabilidade deve fortalecer a atividade a longo prazo, gerando benefícios sociais permanentes. O administrador do Arquipélago, Guilherme Rocha, reforça a importância do equilíbrio entre o turismo e a preservação do meio ambiente. "O nosso desafio é termos, simultaneamente, visitantes satisfeitos, renda para a comunidade e meio ambiente preservado. É neste sentido que estamos trabalhando" afirma Guilherme.


De acordo com a superintendente de Meio Ambiente, Daniele Mallmann, é de extrema importância que a prática do turismo seja feita de forma sustentável.

“Devemos focar em manter a integridade e função dos ecossistemas e espécies associadas e nossa presença, assim como as atividades econômicas desenvolvidas, devem se adaptar a esta realidade. Por esse motivo, o conceito de sustentabilidade no turismo não deve ser visto como uma opção e sim como a única possibilidade para Fernando de Noronha", disse Daniele.


Ao visitar Fernando de Noronha, é preciso conhecer e respeitar as normas ambientais: não alimentar, matar, capturar, perseguir, tocar ou nadar intencionalmente com os animais silvestres; não retirar conchas, pedras, corais ou partes de animais ou vegetais de onde estiverem; em Noronha, plásticos descartáveis são proibidos, portanto, não levá-los consigo; não desperdiçar água, energia, alimentos ou quaisquer outros recursos, pois na Ilha são ainda mais escassos.

Sobre o turismo sustentável no Arquipélago, a superintendente do setor, Giovanna Rodrigues, enfatiza a importância de turistas e moradores conservarem a Ilha. “A sua rica biodiversidade tornou Noronha Patrimônio Natural da Humanidade e agora, mais do que nunca, a natureza se mostra presente e com força para ser apreciada e preservada por todos, moradores e turistas. Chegando em Noronha, seja pela primeira ou pela décima vez, o turista fica encantado com esse pedacinho de paraíso na terra, e é importante saber que fazendo sua parte, ajuda a preservar a nossa ilha”, disse Giovanna.


Assista aos vídeos de Giovanna Rodrigues (superintendente de Turismo de Fernando de Noronha), Cynthia Gerling (Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador) e Bárbara Polezer (Noronha Canoe Clube) falando sobre sustentabilidade em Fernando de Noronha no cenário pós pandemia.


A Semana do Meio Ambiente segue até o dia 05 de junho. Todos os dias, a partir das 9h, serão publicados textos e vídeos sobre temas específicos. Amanhã (4), o tema abordado será O Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

VEJA OS VÍDEOS:

Giovanna Rodrigues

Cynthia Gerling

Bárbara Polezer

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados